Mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, o cantor, guitarrista e compositor Bob Marley completaria 68 anos nesta quarta-feira (6). Para marcar a data, o Virgula Música selecionou quinze músicas do jamaicano que transformou a cultura pop com suas canções pacifistas e politicamente engajadas.
Lembrado por grandes hits como I Shot the Sheriff, No Woman, No Cry, Could You Be Loved, Get Up Stand Up, Jamming, Redemption Song e One Love, o maior legado de Bob Marley, no entanto, está relacionada ao dub.
Ele também é um dos pilares da música eletrônica. Bob iniciou a carreira como vocalista de ska e rockstead, gêneros que anteciparam o reggae, com a banda The Wailers (1963-1974), que mais tarde se tornou Bob Marley & The Wailers (1974–1981).
A partir de Catch a Fire (1973), produzido em Londres, seu som ganhou elementos de blues e rock, tornando-se mais acessível para o grande público. Bandas como Rolling Stones, The Clash e The Police buscaram inspiração no reaggae.
O músico também foi responsável por popularizar a filosofia religiosa Rastafari e fez escolhas políticas equivocadas, como o apoio ao ditador etíope Hailé Selassié. Sua aproximação com a África fez com que mergulhasse de cabeça nas ideias de pan-africanismo, na volta dos negros ao continente.
Foi o único artista não-africano a tocar na independência da Etiópia, com um show histórico, e passou a ser cultuado por ativistas negros de todo mundo e pelos africanos.
Bob continuou fazendo cada vez mais sucesso após sua morte. O álbum Legend, de 1984, compilação de hits com lançamentos póstumos como Buffalo Soldier e Iron Lion Zion, é o disco mais vendido de reggae de todos os tempos, com 25 milhões de cópias vendidas no planeta.
Fonte: UOL