quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

METEORO PASSA PELO CÉU DE CAMPOS



A passagem de um meteoro por Campos foi confirmada pelo Clube de Astronomia do Instituto Federal Fluminense (IFF). O rastro de fogo no céu teria sido visto em algumas cidades da região, além do Espírito Santo. De acordo com o coordenador do Clube, Marcelo de Oliveira, há possibilidade de o meteorito ter caído em território campista. Entre 11h e 11h40 de hoje foram vários o relatos e ligações feitas à Folha da Manhã de que um objeto — inclusive uma aeronave — ter caído no Farol de São Thomé. Nas redes sociais o assunto se espalhou e faz parte até do noticiário nacional.

— Nós temos registros de 11h e 11h40, mas como o sol estava muito forte as imagens não são boas. Ainda estou checando para saber o que temos, mas o certo é que é sim um rastro de meteoro no céu da nossa cidade — destacou Marcelo, ressaltando que ao checar o arquivo de imagens em busca de informações sobre o fenômeno de hoje, acabou descobrindo que os equipamentos registraram a passagem de um outro meteoro, no último dia 15 de fevereiro, mesmo dia em que foi contatada a queda de um na Rússia, deixando 150 feridos.

Um grupo de pesquisadores internacionais, do qual Marcelo é integrante, havia levantado a possibilidade do fenômeno aqui no estado do Rio. “O ideal agora é identificar e localizar o meteorito, que pode ser o mesmo que passou no Espírito Santo e outras cidades do Rio, ou não. Pode ser um grande meteoro ou mais de um com pequenas dimensões. Vamos começar a investigar e ouvir relatos de pessoas para identificar o local exato. Isso é algo muito raro de acontecer, sabemos que alguma coisa de incomum está acontecendo, mas ainda não sabemos o que é”, disse o astrônomo.


Fonte: Folha da Manhã