domingo, 7 de abril de 2013

PREÇO ALTO DO TOMATE VIRA PIADA NAS REDES SOCIAIS


O que é Meme:

Meme é um termo grego que significa imitação. Na internet, o significado de meme refere-se a um fenômeno em que uma pessoa, um vídeo, uma imagem, uma frase, uma ideia, uma música, uma hashtag, um blog, etc., alcança muita popularidade entre os usuários.




O conceito de "meme" foi criado pelo zoólogo e escritor Richard Dawkins, em 1976, quando escreveu no livro "The Selfish Gene" (O Gene Egoísta) que tal como o gene, o meme é uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, através das ideias e informações que se propagam de indivíduo para indivíduo. Os memes constituem um vasto campo de estudo da Memética.




A idéia de meme pode ser resumida por tudo aquilo que é copiado ou imitado e que se espalha com rapidez entre as pessoas. Como a internet tem a capacidade de abranger milhares de pessoas em alguns instantes, os memes de internet são virais.




MEME DA VEZ: O TOMATE
Na hora de apontar o maior vilão da conta mais alta na feira o brasileiro não tem dúvida. É o tomate que virou o inimigo público número um da dona de casa. O preço aumentou 400% em um mês. E já tem até restaurante boicotando o produto.





Augusto, o dono de uma cantina, declarou guerra ao tomate. Ou os preços baixam ou não entram mais. No depósito deveriam estar pelo menos 14 caixas de tomate, mas só tem melancia, berinjela. As caixas estão todas vazias, só sobrou um restinho de tomate que dá para o molho do dia.




“Só tenho para hoje, amanhã vai depender do preço”, afirma Augusto Cordeiro de Melo.




O susto de Augusto começou na semana da Páscoa. Acostumado a pagar, no máximo, R$ 50 a caixa do tomate, quase caiu de costas quando lhe disseram o preço: R$ 150.



“A gente não está falando de um aumento de 20% ou 30%, que seria um absurdo em uma inflação de 6%. A gente está falando de 400% de aumento”, ressalta..