terça-feira, 30 de abril de 2013

SAÚDE CONFIRMA FALTA DE VACINA PARA HEPATITE A EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Embora a prefeita Rosinha tenha anunciado no dia 11 de março de 2013 que 17 mil doses da vacina contra a varicela (catapora) foram compradas e pagas, pais e mães de crianças menores de três anos reclamaram da falta da mesma. A aplicação da vacina começou há 49 dias e a meta do município era imunizar 15 mil crianças por ano. Algumas avós também reclamaram da falta da vacina Pentavalente, que é uma junção da Tetravalente com a vacina Hepatite B. Na semana passada, a Folha publicou matéria sobre a falta da vacina conta a Hepatite A.

Na manhã de ontem, a dona de casa Marta Ribeiro, de 34 anos, esteve na sala de multivacinação da secretaria de Saúde para vacinar seu filho de 1 ano e seis meses e foi informada que não havia nenhuma dose da vacina. “Acho um absurdo, pois se fizeram uma divulgação enorme da vacina contra a catapora, deveriam estar preparados para oferecer ela de fato. Agora o jeito é esperar”, contou.
A aposentada Francisca dos Santos, de 65 anos, também viveu situação parecida, a diferença é que ela não obteve êxito em encontrar a vacina Penta Valente para seu neto, no Centro da Criança e do Adolescente.

A Saúde não confirma a falta da vacina Penta Valente. “Pode ter ocorrido alguma falta pontual, em alguma unidade de saúde, por não ter o encarregado da vacinação solicitado a reposição do estoque à Epidemiologia, da Secretaria de Saúde. Solicitamos à população que informe o problema”, diz em nota.

Com relação à vacina contra a varicela (catapora), a Superintendência de Saúde Coletiva confirma a declaração feita pela prefeita Rosinha. “As 15 mil doses da vacina foram licitadas, com a devida reserva financeira para a aquisição. O que aconteceu foi um problema com o fornecimento das vacinas. Após a entrega das primeiras 5 mil doses, a empresa informou que, por falta de matéria-prima para a produção da vacina, o fornecimento das doses restantes sofreria um atraso. A falta da matéria-prima é até compreensível, uma vez que Campos é o único município a ofertar a vacina em sua rede pública de saúde. Porém, para agilizar a disponibilização da vacina à população, foi iniciado novo processo licitatório. O processo está em andamento, com data de publicação do edital prevista para até a próxima segunda-feira, dia 6. A estimativa é que a vacina esteja novamente disponibilizada até o final do mês de maio.

Hepatite A — Em matéria publicada na edição da Folha do dia 27 de abril de 2013, o alvo de queixas foi a falta de vacina contra a Hepatite A. Sobre a situação, a assessoria da secretaria de Saúde informou que novas doses vão estar disponíveis a partir do dia 20 de maio.


Fonte: Folha da Manhã