quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONSTRUÇÃO CIVIL AQUECE MERCADO DE TRABALHO EM CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)

Ascensão. Essa é a palavra que define bem o setor da construção civil em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense. Em média são oferecidas por dia na cidade cerca 1,3 mil oportunidades no balcão de empregos municipal, para diversas áreas. A grande maioria das vagas são para pedreiros, serventes de obras, soldadores, marceneiros, carpinteiros e bombeiros hidráulicos, todos profissionais do segmento da construção.


O sindicato da construção civil de Campos, contabiliza 11,8 mil trabalhadores empregados com carteira assinada no setor. Muitos oriundos de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e até da Bahia. Mas, quem se surpreende com os números pode esperar ainda mais, só nesse mês o sindicato espera preencher mais de 70 vagas para pedreiros e serventes de obras.

Para o sindicato da categoria, esse é o melhor momento para o setor nos últimos anos. Aproximadamente 36 novos prédios estão sendo construídos e cada um deles, empregam em média 200 profissionais. Só na área nobre da cidade, no bairro Pelinca, 18 prédios de luxo estão em construção, média de 3,6 mil trabalhadores capacitados.



"A construção civil está em plena expansão, pois precisa atender as demandas de Campos e de municípios vizinhos, além dos empreendimentos como o Porto do Açu, em São João da Barra e o Complexo Farol Barra do Furado, entre as cidades de Campos e Quissamã. As empresas que chegam na cidade, carecem desta mão de obra capacitada. É um ótimo momento para quem pretende seguir a carreira", considerou o presidente do Sindicato, José Carlos Eulálio.



Outra novidade no setor é a presença de mulheres em empregos tradicionalmente masculinos. No mês de abril, 160 mulheres se formaram como pedreiras, carpinteiras, soldadoras, entre outras profissões. 



E para quem busca oportunidade e pretende se capacitar, o próprio sindicato da construção civil de Campos oferece cursos semestrais que formam diversos profissionais. O salário de pedreiro com carteira assinada, por exemplo, pode variar entre R$1.262 e R$2.430 com todos os benefícios da categoria.

Serviço

O balcão de emprego da secretaria municipal de trabalho e renda de Campos, funciona na avenida 28 de março, n°533, de segunda à sexta, das 08h às 17h. Para se candidatar às vagas oferecidas, é necessária apresentação do currículo. Caso o candidato não tenha o currículo pronto, os funcionários do balcão preparam na hora de acordo com o padrão exigido pelas empresas, mediante apresentação da carteira de trabalho, identidade, CPF e comprovante de residência.


O sindicato da construção civil de Campos funciona na rua Saldanha Marinho, número 16, no centro de Campos dos Goytacazes. Atendem no telefone: (22) 3822-7848.


Fonte: Inter TV