quinta-feira, 18 de abril de 2013

EXPLOSÃO EM FÁBRICA DE FERTILAZANTES NOS EUA, MATA CINCO PESSOAS E DEIXA VÁRIOS FERIDOS

Explosão pôde ser ouvida a quilômetros de distância. (Foto: Andy Bartee / AP Photo)

A devastadora explosão que atingiu, na noite desta quarta-feira (17), uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, região de Waco, Texas, nos Estados Unidos, deixou entre 5 e 15 mortos e pelo menos 160 feridos atendidos em hospitais, segundo o sargento William Patrick Swanton, porta-voz da polícia da pequena cidade.

As causas da explosão ainda são desconhecidas.

Entre 3 e 5 bombeiros estão desaparecidos, de acordo com o sargento Swanton.

Casas foram destruídas pelo impacto, e a nuvem de fumaça tóxica provocou a retirada dos moradores da região.

Um testemunha, em um carro, fez um vídeo impressionante de uma explosão.

É possível que o número de mortos cresça à medida que as equipes de emergência trabalhem nos destroços da própria fábrica e no dos muitos imóveis atingidos por incêndios na pequena cidade texana após a explosão.


Imóveis destruídos pelo fogo. (Foto: LM Otero / AP Photo)

A explosão ocorreu na fertilizadora West Fertilizer Co., no pequeno município localizado a 20 quilômetros ao norte de Waco, pouco antes das 20h locais (22h de Brasília), e foi ouvida a mais de 70 quilômetros de distância.

A explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas.

"É como se uma bomba nuclear tivesse explodido", declarou ao canal CNN Tommy Muska, prefeito de West. "Eu nunca vi nada como isso", disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara. "Parece uma zona de guerra, com todos os destroços."

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês), agência federal americana que monitora os terremotos pelo mundo, registrou um tremor sísmico de magnitude 2,1, que foi percebido como várias explosões sucessivas pelos moradores da região.

Um funcionário do governo disse que os danos são comparáveis à destruição causada pela explosão da bomba que em 1995 arrasou o Edifício Federal Murrah, em Oklahoma, matando 168 pessoas.

Há danos estruturais em muitos imóveis nas imediações da fábrica, com pelo menos 50 casas destroçadas. A região tem cerca de 2.800 habitantes.

Autoridades disseram que as chamas que continuavam dentro da fábrica representavam duas ameaças -- a possibilidade de desencadear novas explosões e a emissão de gases perigosos para a cidade.


Fonte: G1