sábado, 20 de abril de 2013

SÃO FÍDELIS, COMEMORA 163 ANOS.




São Fidélis,  no Norte Fluminense,  também é conhecida como "Cidade Poema" devido às belezas naturais e ao seu grande número de poetas, comemora 163 anos de emancipação com extensa programação que começa neste fim de semana e segue até a próxima quarta-feira (24), dia da padroeira da cidade.


Terra de inúmeros grupos de imigrantes, muitas de suas famílias possuem origem sírio-libanesa, portuguesa, alemã, italianas, entre outras.



As primeiras notícias sobre o início da colonização do atual município de São Fidélis datam da segunda metade do século XVIII. Habitadas por tribos de índios Coroados e Puris, suas terras começaram a ser desbravadas por colonizadores de origem portuguesa em 1780. Com a instalação da primeira aldeia, foi construída uma capela dedicada a São Fidélis de Sigmaringa, posteriormente substituída pela construção de uma igreja, inaugurada em 1809, a atual Igreja Matriz de São Fidélis. A economia da região baseava-se na exploração de madeira e na agricultura. Em 1812, foi estabelecido o curado do núcleo urbano, que passou a freguesia em abril de 1850. A efetiva instalação da vila, ocorrida em março de 1855, deu novo impulso ao desenvolvimento da localidade que recebeu foro de cidade em 3 de dezembro de 1870.

A cidade recebeu o nome em homenagem a um santo, São Fidélis (festa a 24 de abril).



A PONTE METÁLICA
Beleza única da região pela sua estrutura metálica de origem inglesa. Construída em 1889, para atender o transporte ferroviário da região. Hoje, encontra-se adaptada para o tráfego rodoviário, ligando o primeiro ao segundo distrito (Ipuca), num vão de quinhentos metros de extensão sobre o Rio Paraíba do Sul.

O Rio Paraíba do Sul atravessa todo o município de São Fidélis, percorrendo, neste trecho, aproximadamente 27 km, com largura média de 450 m e profundidade entre 1 a 5 metros.



A IGREJA MATRIZ
A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa está localizada defronte ao Rio Paraíba do Sul. Sua construção iniciou-se em 1799 e foi concluída em 1809. Por volta de 1782, os capuchinhos, que haviam se instalado na região, já dispunham de uma pequena capela no terreno está o atual edificação. Originalmente, havia, no templo, galerias subterrâneas que serviam de cemitério e que, posteriormente, tiveram os acessos lacrados. Em 1841, foi dado início às primeiras obras de restauração da igreja, quando foram consolidadas as colunas, abaladas pelas águas do rio na enchente de 1833, demolido o sobrado, que estava por ser concluído e destinado à moradia dos padres, e o cemitério nos fundos da igreja.

As apresentações acontecem na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no centro. Após os shows principais, os artistas da cidade sobem ao palco.

Na parte da manhã de sábado (20) e domingo (21) ocorrerão campeonatos de sinuca e futevôlei. Exposições de arte e espetáculos de dança também fazem parte da comemoração.

Confira a programação:
Sexta-feira (19)
Banda Filarmônica às 21h

Sábado (20)
Show sertanejo com João Gabriel

Domingo (21)
Show da banda Paralamas do Sucesso

Segunda-feira (22)
Naldo

Terça-feira (23)
Pagode com o cantor Péricles

Quarta-feira (24)
Show católico do cantor Tony Allyson

Fonte: G1/ Wikipédia