quarta-feira, 24 de abril de 2013

BARRAGEM DA LAGOA DE IQUIPARI EM SJB, É REFEITA DEPOIS AÇÃO ILEGAL DE PESCADORES.



Uma ação do município nesta terça-feira (24) fechou da barra da Lagoa de Iquipari, em, Grussaí, São João da Barra, que havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais que realizavam no local pesca predatória, prejudicando a pesca profissional e a fauna local. 


A ação teve início às 8h e durou todo período da manhã. Quatro máquinas foram utilizadas, sendo duas retro e duas pás mecânicas, operadas por quatro funcionários. A ação contou ainda com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. A abertura da barra é um procedimento ilegal que acontece sem autorização da Prefeitura ou dos órgãos responsáveis, como o Instituto Estadual do Ambiente -Inea.

A troca da água do mar com a lagoa é uma medida que só traz benefício ao pescador que não sobrevive da pesca, àquele que se aproveita do momento para ganhar um dinheiro a mais. O pescador profissional é contra e é nosso parceiro, oferecendo denúncias à secretaria quando descobrem essa irregularidade. Abrir a barra significa um desrespeito ao período do defeso e à própria natureza, já que a fauna do mar não sobrevive na água da lagoa e vice-versa, explicou Marcos Sá, secretário de Meio Ambiente.

A abertura da barra realizada pelo homem é uma ação que geralmente acontece quando o nível das águas da lagoa está alto, facilitando o rompimento. A prefeitura está investindo na finalização do Projeto Orla, que consiste numa parceria com todos os órgãos ligados à proteção ambiental, como o SPU, Ibama, Inea, Polícia Marítima, Ministério Público Federal e diversas associações, que vai estabelecer o uso sustentável das lagoas.


Fonte: Secom PMSJB