sexta-feira, 19 de abril de 2013

OPERAÇÃO LEI SECA É REALIZADA EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Fotos: Paulo Pinheiro)

Agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Militar, realiza na noite desta sexta-feira(19), na avenida Thomas de Aquino, no centro de São João da Barra, OPERAÇÃO LEI SECA. As ações são realizadas por agentes cadeirantes e tem como objetivo mostrar que álcool e direção não combinam.

A abordagem feita na blitz da Lei Seca, chamada “Abordagem Cidadã”, é estruturada em dois pilares: fiscalização e educação. Com caráter não apenas punitivo, mas principalmente educativo, os funcionários públicos envolvidos na abordagem não só são responsáveis pelos procedimentos, como também transmitem conhecimentos da legislação ao condutor.


Ao abordar o condutor do veículo, o policial militar informa as alterações ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro advindas com a Lei 11.705, de 19 de junho de 2009 (possuindo tópicos relacionados ao assunto no decreto n.º 6488, de 19 de junho de 2008, e na resolução n.º 206, de 20 de outubro de 2006), e com a Lei 12.760, de 20 de dezembro de 2012, e solicita a documentação do condutor (CRLV e CNH) para que o agente do DETRAN possa avaliá-los e, caso seja necessário, tomar as medidas administrativas previstas para o caso.



Chegando à barraca, é mostrado ao condutor que o bocal do bafômetro é descartável e é pedido ao condutor que o mesmo visualize todas as informações do visor do bafômetro, principalmente o valor de álcool indicado.


Sendo realizado o teste do bafômetro, os procedimentos a seguir são:

Caso o resultado do teste seja negativo, ou seja, não registre qualquer teor de álcool expelido pelos alvéolos pulmonares (pulmões), o condutor é liberado.