quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sindicato vai denunciar situação de médico que atendeu sentado em lixeira

(Foto: Reprodução)
O Sindicato dos Médicos levará ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj) e ao Ministério Público do Trabalho denúncia contra os responsáveis pela UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu. Após a divulgação de fotos que revelam a precariedade vivida por pacientes e profissionais da unidade, a Secretaria estadual de Saúde (SES) ameaça demitir o médico que aparece, em uma das imagens, atendendo sentado numa lixeira.

- Os dirigentes da UPA estão promovendo retaliações ao profissional por ele ter cumprido com o seu papel ao denunciar uma situação incorreta em seu local de trabalho. Quando o médico está diante de uma circunstância em que as condições de trabalho ferem o exercício ético, ele não pode ser conivente com isso. Ele tem o dever de denunciar, todas as vezes, que as condições de trabalho violam o exercício ético profissional. Nenhum médico da UPA pode se valer da sua condição de responsável técnico para demitir alguém que tenha cumprido com o Código de Ética Médica. Quem tem que ser punido por algo é a direção da organização social que administra o local - defende o presidente do Sindicatos dos Médicos, Jorge Darze.

A SES afirmou, nesta quarta-feira, que a UPA de Cabuçu dispõe de cadeiras em todos os consultórios, tanto para profissionais como para pacientes. A coordenação da UPA informou, por meio de nota divulgada pela SES, que conta ainda com cadeiras para substituição, disponíveis no almoxarifado da unidade, em caso de necessidade. Diante dessa alegação, a secretaria afirmou que “a postura do profissional, que tinha cadeiras para trabalhar, não corresponde à postura que se espera de um profissional de saúde”. A nota acrescentou ainda que a SES está apurando, junto à unidade, o motivo pelo qual o profissional sentou na lixeira. “Ele será identificado e o caso é passível de demissão, por falta de postura profissional”, afirmou o texto.









Fonte: Jornal Extra