segunda-feira, 20 de junho de 2016

12 dicas para você melhorar a sua vida



Pra hoje separei uma lista com 12 dicas que podem realmente melhorar a sua vida, então aproveite!

1. O melhor remédio que existe é o sono. Uma noite de sono bem dormida é altamente reparadora. Comece a sua caminhada em direção à saúde percebendo se o seu sono é regular, ininterrupto e se lhe faz acordar descansado. Caso contrário, todos os outros passos serão mais difíceis e talvez insuficientes para que alcance a saúde. O sono é o principal momento de reparação , regeneração e recuperação do corpo e não pode, de maneira alguma, estar desequilibrado.

2. Procure ajustar a sua alimentação para um equilíbrio entre os macronutrientes, priorizando ter pelo menos a mesma quantidade calórica entre proteínas, carboidratos e gorduras. Individualidades devem ser analisadas por nutricionistas, mas, sem sombra de dúvidas, o exagero na ingestão de carboidratos é hábito que pode lhe trazer mais doenças e malefícios.

3. Escolha os carboidratos baseado fundamentalmente em suas cargas glicêmicas, prefira os vegetais, como saladas, verduras, legumes, e posteriormente os grãos. Deixe por último, e preferencialmente de lado, os carboidratos industrializados.

4. Se tiver condições, realize um exame salivar ou sanguíneo, para detectar quais alimentos lhe fazem mal. Assim poderá identificar intolerâncias, alergias e também hipersensibilidades.

5. Caso não tenha condições de realizar tais exames, faça você mesmo o teste. Exclua Glúten de sua vida por 25 dias e perceba se você se sente melhor. Posteriormente, exclua os laticínios, por outros 25 dias, e perceba como se sente. Abra uma exceção para a manteiga; dè preferência à manteiga Ghee, ou clarificada, ou ainda a manteiga de garrafa.

6. Diminuição de gases, menor distensão abdominal, menor incidência de dores de cabeça, aumento na disposição, são ganhos extremamente comuns com a exclusão dos alimentos do item 5.

7. Faça a ingestão de água em abundância durante o dia, pois quando você sente sede, geralmente já é um sinal de desidratação. O centro cerebral da água é muito próximo ao centro da fome, portanto a boa hidratação ajuda muito na diminuição do apetite.

8. Evite recipientes plásticos, nunca aqueça alimentos ou líquidos em recipientes plásticos, nunca descongele alimentos e líquidos em recipientes plásticos em micro-ondas, aliás abandone o micro-ondas. Compre água de garrafa somente da sua região, evite cafezinhos em copos de plástico finos, prefira sempre vidro ou cerâmica. Nunca compre plásticos, principalmente mamadeiras, nas quais não esteja especificado LIVRE DE BISFENOL-A.

9. Desapegue de seus vícios alimentares, caso sejam ruins. Escolha o principal inimigo e trace uma guerra contra ele, geralmente aquele alimento que mais vicia é também aquele que causa mais problemas.

10. Faça a medição de sua temperatura basal por 5 dias, sempre pela manhã, ao acordar, antes de levantar da cama. Se a média das aferições for menor do que 36,5 graus, é possível que sua tireóide esteja produzindo seus hormônios de forma menos intensa e isso pode lhe causar dificuldades. Observe também a qualidade de suas unhas, cabelos, turvor da pele, disposição e relação de frio e calor. Estas informações são simples mas ao mesmo tempo são fortes indícios de saúde hormonal.

11. Procure pastas de dente sem flúor e mantenha visitas regulares ao dentista.

12. Evite o excesso de chicletes, a maioria contém Aspartame, e quando este tem contato direto com a mucosa oral e sublingual, a absorção é aumentada.










Fonte: Dr. Victor Sorrentino