quarta-feira, 29 de junho de 2016

Audiência pública sobre crise da Santa Casa nesta sexta


(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A crise financeira instalada na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra – que já anunciou a paralisação de suas atividades – foi o principal assunto da sessão desta terça-feira na Câmara de Vereadores. Uma audiência pública para buscar uma solução para o problema foi marcada para a próxima sexta-feira (dia 1º), às 17h, no plenário da Casa.

– Convocamos a população para estar aqui na sexta-feira na audiência pública porque essa crise é grave e possibilita a paralisação dos serviços. Lembramos que esta Casa aprovou R$ 124 milhões para a Saúde de SJB (poucas cidades têm esse orçamento para tudo), mas a Santa Casa está sem receber até hoje, e a saúde não pode ficar no abandono – destacou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.

No início da sessão, Aluizio leu um ofício enviado pela diretoria do hospital, solicitando apoio do parlamento. No documento, o motivo exposto seria o atraso de oito meses no repasse financeiro oriundo de um convênio que a Santa Casa firmou com a Prefeitura. A diretoria diz que o hospital (criado em 1873) pode paralisar suas “atividades em curto prazo se não forem viabilizadas alternativas eficientes para o seu suporte econômico e financeiro”.

O Legislativo também aprovou uma indicação legislativa do vereador Ronaldo Gomes solicitando à Prefeitura, o retorno do convênio com a Santa Casa. “Uma entidade de 143 anos servindo a nossa população não pode fechar as suas portas”, observou Ronaldo. “Ficamos tristes com essa situação e o retorno desse convênio é muito importante”, acrescentou Franquis Arêas.

O plenário aprovou, ainda, um requerimento de Carlos Machado da Silva (propondo a instalação de protocolo eletrônico na Câmara) e uma indicação de Ronaldo (para que o Executivo crie o serviço de apreensão de animais soltos nas ruas do município).








Fonte: Ascom