quarta-feira, 29 de junho de 2016

Jovem isolado e em tratamento no HFM com suspeita de meningite

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Após a morte de uma criança de dois anos no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, na última segunda-feira (27), com suspeita de meningite por pneumococo ou meningococo, um caso da doença foi confirmado ontem (29). O jovem de iniciais M.A., de 18 anos, está internado desde a manhã da última terça-feira (28), no HFM, em isolamento.

O caso foi registrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Guarus, e após serem feitos os procedimentos de praxe, com o isolamento, paciente foi encaminhado ao HFM, onde se encontra internado. Apresentando os sintomas da doença, com febre alta, vômitos em jato e manchas na pele, a meningite foi confirmada após punção lombar e ter sido detectado líquor com pus.

M.A. foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do HFM e ontem, passou por uma sessão de hemodiálise - indicada nestes casos quando há insuficiência renal.

Este ano, a secretaria de Saúde já registrou cinco casos de meningite com mortes - quase um caso por mês - e oito de gripe H1N1, além dos ainda suspeitos à espera de resultados de exames.

Campanha pode evitar contágio

De acordo com o médico infectologista, Telmo Garcia, o caso do rapaz, cujo nome não foi divulgado, ainda é grave, mas está evoluindo para a cura desde que chegou ao hospital. O tratamento, segundo ele, dura em torno de 10 a 15 dias.

De acordo com um funcionário da UPA, que preferiu não se identificar, o paciente ficou em isolamento enquanto esteve na unidade, mas antes de ser atendido teve contato com todos os demais pacientes. “Muitos casos como esse vêm sendo registrados no local. Seria necessário fazer uma campanha para que a população possa tomar conhecimento e as medidas necessárias para evitar o contágio”, disse ele.

Segundo o médico, neste período do ano é normal acontecerem casos de meningite e não chegam a alarmar, pois não é uma epidemia. “Estamos investigando os motivos que têm levado à ocorrência desses casos”, declarou.

Casos - Com relação ao caso da menina de dois anos, que morreu na terça-feira, a Direção de Vigilância em Saúde informou que, em caráter preventivo, vai à creche onde a criança estudava para efetuar medidas de profilaxia. O resultado dos exames saem em duas semanas. No mês de maio, foram registradas as mortes de Jairo Machado de Carvalho Salve, 21 anos, no HFM e das irmãs Ana Vitória Cândido Silva e Joyci Cândido Silva, de 1 e 6 anos, respectivamente, na UPA.










Fonte: O Diário