terça-feira, 28 de junho de 2016

Menina de dois anos morre por suspeita de meningite em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A pequena Luisa Lontra, de apenas dois anos, morreu com suspeita de meningite por pneumococo ou meningococo nesta segunda-feira (27). A menina estava internada no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, e, na última semana, a família chegou a fazer uma campanha de doação de sangue nas redes sociais.

De acordo com o setor de epidemiologia da secretaria de Saúde do município de Campos, inicialmente, Luisa teve um quadro de infecção respiratória na quinta-feira (16). Dois dias depois, no sábado (18), ela apresentou uma piora no estado de saúde e precisou ser internada na UTI Pediátrica do HFM.

Segundo o responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Charbell Kury, no começo, a doença foi tratada como uma pneumonia que evoluiu para coma no terça-feira (21). Também houve suspeita de H1N1, mas a doança também não foi confirmada e, então, os profissionais começaram a trabalhar com a hipótese de meningite. “O liquor analisado e as características clínicas apontam para suspeita de meningite ou por pneumococo ou meningococo”, afirmou Charbell, ressaltando que o cartão de vacinas de Luisa está em dia, e, inclusive, recebeu vacina contra a gripe em no dia 30 de abril.

Apesar das suspeitas, a Secretaria de Saúde informou que ainda não há diagnóstico fechado e que o caso segue em investigação e os materiais colhidos foram enviados a laboratório especializado.

Por precaução, Cherbell frisa que profissionais estiveram, em caráter preventivo, na Creche onde Luisa estudava para efetuar medidas de profilaxia. Ainda segundo o médico, não há surto.












Fonte: Notícia Urbana | Ascom