domingo, 26 de junho de 2016

Programação de aniversário do Museu Histórico de Campos começa dia 28

(Foto: Divulgação)
O Museu Histórico de Campos comemora na próxima semana e a programação começa nesta terça-feira (28). A partir das 18h, acontece a abertura oficial, com autoridades, seguida da mesa “Museu e Pesquisa”, que vai debater a importância dos estudos e os avanços da construção do Museu no Solar do Visconde de Araruama.

A mesa será composta pela diretora Acadêmica da Uniflu, Tânia Maria da Costa; a professora de história, Carmem Eugênia; o coordenador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Júlio Gralha; o chefe do Departamento de História da UFF, Luiz Carlos Duarte; e o professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), Rodrigo Rosselini. Haverá também, a apresentação musical com a Lyra de Apolo, comandada pelo maestro Ricardo Azevedo.

Na quarta-feira (29), dia do aniversário do Museu, com início às 18h, educadores estarão reunidos para discutir o “Museu e a Escola”. Participam do debate, a coordenadora de Educação Infantil da Faetec, Ingrid Fiúza; o animador cultural, Guilherme Freitas; a professora de história, Fernanda Campos; e o monitor do Museu Histórico, Rossini Reis.

Os profissionais abordarão a educação patrimonial para as crianças. Também será exibido o documentário “Museu Histórico de Campos – 4 anos de portas abertas”, produzido pelo jornalista Antônio Filho. As atividades serão finalizadas com o “Recital de Piano” com o maestro Ivan Glória.

A restauração do Solar do Visconde de Araruama foi entregue pela Prefeita Rosinha Garotinho em 2012. Segundo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o prédio do final do século XVIII, sediou a Câmara Municipal, o Tribunal do Júri, a Prefeitura, a Biblioteca Municipal, entre outros órgãos da municipalidade, resguardando momentos históricos.

O Museu recebeu mais de 78 mil visitantes desde a inauguração, em 2012, sendo referência no Estado em políticas governamentais, conforme o Prêmio Nacional Rodrigo Melo de Andrade, destacando-se pelo acervo e o número de exposições realizadas, que somam mais de 35.

O espaço funciona na Praça São Salvador, 40, de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h.










Fonte: Ascom