(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A crise que assola o município de São João da Barra, inclusive com débitos em atraso no convênio da unidade hospitalar Santa Casa de Misericórdia, pode fazer com que a unidade hospitalar feche suas portas e paralise todas suas atividades em curto prazo. O comunicado foi divulgado na manhã desta terça-feira (14). Os débitos são referentes ao meses de outubro, novembro e dezembro de 2015, que até o momento não foram quitadas pela Prefeitura da cidade.
Em nota, a unidade hospitalar que foi criada em 1873, alega que passa por dificuldades econômicas e financeiras, que foram agravadas pela falta de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do convênio com a Prefeitura da cidade.
“Firmados os convênios 2015 e 2016, deveres e direitos foram definidos. A não cobertura financeira da estrutura pelo Poder Municipal, pendentes até hoje, nos trouxe uma dívida certa e tamanha. Iniciamos a desativação do hospital. Não há como suportar tal situação. Ou existe a imediata condição de se repor os valores não pagos, ou nos deparamos com a realidade da paralisação extrema das atividades. 143 anos de vida de uma instituição representam um acervo incontestável para uma cidade. O quadro da deformação de uma Santa Casa por ora vivenciado em São João da Barra, não pode ser encarado com uma simples questão de falta de avaliação. Lamentável”, firma a nota.
Fonte: Campos24horas