Mostrando postagens com marcador Caos na Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Caos na Saúde. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sindicato vai denunciar situação de médico que atendeu sentado em lixeira

(Foto: Reprodução)
O Sindicato dos Médicos levará ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj) e ao Ministério Público do Trabalho denúncia contra os responsáveis pela UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu. Após a divulgação de fotos que revelam a precariedade vivida por pacientes e profissionais da unidade, a Secretaria estadual de Saúde (SES) ameaça demitir o médico que aparece, em uma das imagens, atendendo sentado numa lixeira.

- Os dirigentes da UPA estão promovendo retaliações ao profissional por ele ter cumprido com o seu papel ao denunciar uma situação incorreta em seu local de trabalho. Quando o médico está diante de uma circunstância em que as condições de trabalho ferem o exercício ético, ele não pode ser conivente com isso. Ele tem o dever de denunciar, todas as vezes, que as condições de trabalho violam o exercício ético profissional. Nenhum médico da UPA pode se valer da sua condição de responsável técnico para demitir alguém que tenha cumprido com o Código de Ética Médica. Quem tem que ser punido por algo é a direção da organização social que administra o local - defende o presidente do Sindicatos dos Médicos, Jorge Darze.

A SES afirmou, nesta quarta-feira, que a UPA de Cabuçu dispõe de cadeiras em todos os consultórios, tanto para profissionais como para pacientes. A coordenação da UPA informou, por meio de nota divulgada pela SES, que conta ainda com cadeiras para substituição, disponíveis no almoxarifado da unidade, em caso de necessidade. Diante dessa alegação, a secretaria afirmou que “a postura do profissional, que tinha cadeiras para trabalhar, não corresponde à postura que se espera de um profissional de saúde”. A nota acrescentou ainda que a SES está apurando, junto à unidade, o motivo pelo qual o profissional sentou na lixeira. “Ele será identificado e o caso é passível de demissão, por falta de postura profissional”, afirmou o texto.









Fonte: Jornal Extra

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Médico atende sentado em lixeira em UPA e Secretaria de Saúde afirma que vai demiti-lo

(Foto: Reprodução)
Sentado sobre uma lixeira, um médico da UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, atende os pacientes. A imagem, divulgada pelo Sindicato dos Médicos, mostra a situação precária de funcionamento das unidades de pronto-atendimento do governo estadual. Na mesma unidade, profissionais e pacientes são obrigados a usar banheiros sujos.

— Faltam insumos, limpeza e até cadeiras na UPA de Cabuçu. Não é mais possível aceitar essas condições de trabalho. Vamos entrar com uma denúncia no Ministério Público nesta sexta-feira — disse o presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze.

A Secretaria estadual de Saúde (SES) não respondeu sobre as condições da UPA, mas afirmou que vai identificar o profissional que aparece na imagem “para determinar sua demissão e encaminhar denúncia ao Cremerj, além de cobrar esclarecimentos da administração da unidade, uma vez que a mesma dispõe de cadeiras — em caso de necessidade, a unidade poderia ter solicitado à SES a reposição”.

Quanto aos repasses para a organização social IDR, responsável pela UPA, a SES informou que a OS recebeu repasse parcial neste mês, assim como vem acontecendo com todas as OSs, em função da crise financeira do Estado do Rio.

A Secretaria de Saúde reconheceu a existência de débitos anteriores e afirmou que vem solicitando às OSs que priorizem o pagamento de seus funcionários e a manutenção dos serviços. “Cabe lembrar que a SES não vem recebendo a totalidade dos recursos previstos em seu orçamento, tendo em vista a grave crise financeira do estado. É importante reforçar que todos os recursos disponíveis para a pasta estão sendo destinados, como prioridade, para a manutenção do funcionamento das unidades de saúde”, informou a nota.

Quanto às UPAs da Zona Oeste, como a de Realengo, mostradas nesta terça-feira pelo EXTRA, funcionários informaram que a limpeza e a alimentação foram restabelecidas.








Fonte: EXTRA

sábado, 4 de junho de 2016

Criança espera por cirurgia e pai desabafa nas redes sociais

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Após quatro anos, o drama da família de uma criança de quatro anos ainda persiste. Nessa quinta-feira (2), Claudio Dandan, pai do menino que precisa fazer uma cirurgia ocular, utilizou as redes sociais para desabafar em relação ao enrolo. Em 2014, a Folha da Manhã chegou a publicar duas matérias sobre o mesmo caso, sendo uma em maio e a outra em agosto daquele ano.

Segundo Claudio, seu filho tem passado por consultas no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, mas ele deveria ter sido operado para implantação de uma prótese ocular desde os seis meses de vida. “O tratamento deveria ser feito desde os seis meses e, por conta da demora, ele vai ficar atrofiado com sequelas. Já o dinheiro que estava guardado para comprar a prótese não existe mais”, disse.

Em seu perfil em uma rede social, o pai da criança fez o seguinte desabafo: “Esta matéria foi feita pelo jornal Folha da Manhã no ano de 2014 e até agora a situação continua na mesma. Meu filho só vai ao Rio para consulta. Ele já era para estar operado, mas nem com mandato judicial foi feito nada. E agora até o dinheiro que estava guardado para comprar a prótese do meu filho sumiu. Por que a Prefeitura não nos responde? Por que o secretário de Saúde não nos responde? Já estou ficando repetitivo, mas é meu filho e vou lutar até não poder mais. Precisamos de respostas porque ninguém fala nada”.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos, mas até o fechamento da edição nenhuma resposta foi dada. A Secretaria Estadual de Saúde também foi procurada e informou que a criança é atendida no Hospital Universitário Antônio Pedro, que não faz parte da rede estadual.

A Folha também entrou em contato com a assessoria do hospital de Niterói, que também não respondeu os questionamentos, até o fechamento da edição.








Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, 21 de abril de 2015

BLOG PENSE DIFERENTE É DESTAQUE NA FOLHA DA MANHÃ SOBRE CAOS NA SAÚDE

(Foto: Reprodução Folha da Manhã)
Na propaganda exibida na TV, o governo Rosinha mostra um Hospital Ferreira Machado impecável (aqui). As belas imagens lembram até os cenários de algumas séries médicas famosas como “Grey’s Anatomy”, “ER” e ”House”. Para reforçar a propaganda, uma paciente surge e diz que “a nota é 10″.

Porém, quem vê de perto nota algumas diferenças. O blog “Pense Diferente” compartilhou algumas fotos feitas por um leitor e ainda apontou falta de medicamentos, insumos e fraldas geriátricas no Ferreira Machado (aqui). Confira as imagens:





Fonte: Blog do Bastos

terça-feira, 14 de abril de 2015

SAÚDE NA UTI, MÃE DESABAFA "CANSEI DE PEDIR E IMPLORAR,SÓ ME RESTA GRITAR”

(Foto: Ralph Braz)
Em contato com o blog, a Flávia, mãe da pequena Juliana, desabafou: “Me cansei de pedir, de implorar. Agora o que me resta é gritar. Tenho uma filha de 8 anos com paralisia cerebral e estamos sem o home care, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio, cadeira de banho e leite especial. Para completar, estive na secretaria de Saúde e o processo da minha filha sumiu. Também ficamos sem o veículo que nos levava até o Sarah Kubitschek, no Rio, onde a minha filha recebia um tratamento completo”.

Ao comentar sobre o seu drama, a mãe destacou que, nos últimos meses, teve que travar frequentes batalhas jurídicas para conseguir melhorar a qualidade de vida da sua filha. “As pessoas precisam se colocar um pouco no lugar de quem sofre. Imagine, depois disso tudo, ainda chegar na secretaria e ser informada que o processo desapareceu? Que descaso é esse? Vou gritar e lutar pela minha filha, que está tendo convulsões em casa e tenho que sair correndo para o Ferreira Machado”, desabafou a mãe.

Será que os nossos nobres gestores não têm um tempinho para encontrar o processo da Juliana Faria Mendonça e resolver esta situação absurda?





Fonte: Blog do Bastos

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DISPUTA POR SENHA E FALTA DE REMÉDIO CAUSAM PÂNICO NO CENTRO DE SAÚDE

(Foto: Ralph Braz)
Pacientes que sofrem de Mal de Parkinson e Alzheimer, que precisam da ajuda da Prefeitura de Campos, contam com a sorte para conseguirem medicamentos na rede pública. É o caso de Leonino Henriques da Mata, de 84 anos, que desde 2011 não consegue o benefício. A filha de Leonino não quis se identificar, mas mostrou a receita para adquirir o remédio Levodopa + cloridrato de benserazida. Ela também reclamou das limitações do atendimento no Centro de Saúde do município.

“Vários usuários do Centro de Doença de Alzheimer (CDA) vão vivendo na incerteza. Meu pai se locomove por meio de um andador. Eu cuido dele e corro atrás dos remédios. O atendimento aqui na farmácia acontece de 8h às 12h, sendo as senhas entregues às 7h. Em menos de uma hora todas já foram entregues e a fila é grande, com pouca gente para atender. Vou precisar abrir um novo processo que é burocrático. Em quatro anos de tentativa estamos tendo que arcar com os custos tirando da aposentadoria. Se dependesse da prefeitura, meu pai estaria em uma situação difícil”, questionou a filha de Leonino, dizendo que por mês precisa de dois vidros de remédio, cada um no valor de quase R$ 70.

Uma paciente transplantada, que também preferiu não se identificar, por medo de não conseguir mais os remédios, disse que entrou em desespero quando soube que não conseguiria os imunossupressores, responsáveis pela não rejeição do órgão doado. Mas, felizmente, ela conseguiu uma doação de uma paciente atendida em uma rede particular.

“Eu tomo 150 comprimidos/mês de imunossupressores e 60 comprimidos/mês que influenciam na resposta imunológica. Desde o final do ano passado falta medicamento na farmácia de distribuição da prefeitura e a sensação é de pânico para quem precisa. Por outro lado, tive a sorte de receber a solidariedade de uma pessoa transplantada que não precisava mais fazer o uso do remédio”, disse.

O Centro de Saúde, ligado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campos, é situado na Rua Gil de Góis, no Centro.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a assessoria de comunicação da prefeitura, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão do secretário Municipal de Saúde, Francisco Arthur de Souza Oliveira, para este fato.





Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COBRA APARECE NA ÁREA DE REPOUSO DOS MÉDICOS NO HGG

(Foto: Reprodução Blog Claudio Andrade)
O Blog do Cláudio Andrade noticiou na tarde desta terça-feira(24), que foi encontrado na área de repouso dos médicos do Hospital Geral de Guarus(HGG), uma cobra.




Fonte: Blog Cláudio Andrade

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

NA INTERNET POPULAÇÃO "COBRA" DE NECO, SOLUÇÃO PARA PROBLEMAS DE SJB

(Foto: Ralph Braz)
Nos últimos dias diversos internautas compartilharam, no Facebook, mensagens sobre diversos problemas envolvendo a Saúde em SJB. O internauta Claudio Santos desabafou na última terça-feira (13). “A saúde de SJB deixa muito a desejar, imaginem que hoje fui a um ortopedista marcado pelo SUS (para ser mais exato pelo setor de marcação de consultas da Policlinica) chegando ao local de consulta, minha surpresa, não fui atendido porque o referido médico não foi contratado… Aí surgiu a dúvida, falta de comunicação ou incompetência? Outra reflexão, imaginem, se nem o básico das atribuições o município da conta imaginem substituir a CEDAE na captação e distribuição de água”, relatou.

Já Patricia Oliveira informou que aguarda ”um cardiologista desde Outubro de 2014… Vamos ver se sai 2015″.

Ontem, Maria de Oliveira Viana disse que a mãe fraturou o braço, foi levada até a emergência e não tinha ortopedista. “O médico de plantão, que no caso seria o clínico geral, colocou uma tala no braço dela, me deu um encaminhamento para o ortopedista na santa casa de São João da Barra, isso foi no sábado, quando cheguei na santa casa na segunda feira o atendente disse que o ortopedista não ira atender porque eu teria que marcar no posto primeiro para depois ser atendida, só que era de emergência, não era para marcação. E minha mãe não foi atendida. Isso é uma falta de respeito com o cidadão Sanjoanense”.

Em busca de informações, Roberta Gomes cobrou: “Sou cidadã, votei no senhor, por isso posso exigir. Tanto eu, como a população quer saber o que está ocorrendo. O senhor com certeza como afirmou seu compromisso com o povo na campanha eleitoral dará uma explicação para essas coisas que estão ocorrendo (…) E tenho certeza que o senhor não vai me bloquear ou me excluir porque como representante público e como servidor da população não irá negar resposta a uma cidadã e a população”.





Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CAOS NA SAÚDE EM SJB: IDOSA ESPERA POR ANGIOPLASTIA A SEIS MESES

(Foto: Ralph Braz)
O caos na saúde se instalou de vez no município sanjoanense, falta de repasse de pagamento a Hospitais conveniados, postos de saúde abandonados e sem profissionais, falta de medicamentos se tornou rotineiro no município.

O Blog Pense diferente recebeu essa denúncia hoje, onde um morador de São João da Barra, faz apelo na rede social, as autoridades  do município pedindo socorro para sua mãe, uma senhora  idosa , diabética, que está a mais de seis meses necessitando de uma intervenção cirúrgica sem nada conseguir.

Leia abaixo o seu apelo: 


"Não sei o que esta acontecendo com o descaso na saúde em São João da Barra. Estão esperando acontecer algo pior, já tem tempo que venho postando sobre o caso da minha mãe, da angioplastia no coração que ja esta com 90% das veias do coração entupidas, e esta precisando de uma angioplastia na perna para o desentupimento da veia da perna para irrigar sangue para o pé. O pé esta com duas necroses que esta roxo e por Ela ser diabética o quadro só vai piorando, e já tem mais de seis meses que estamos correndo atras e nada sai. Hoje ela esta precisando URGENTE de uma internação para esta fazendo todos os procedimentos necessários, para que n venha perder o pé.

Estou entrando no Ministério Publico-RJ, o Hospital escola Álvaro Alvim, em Campos já tinha mandado até o orçamento para a secretaria de saúde para que liberasse logo todo o tratamento. Mas por falta de pagamento com o convênio com o Alvaro Alvim, e agora estão tentando por no sistema esperando o SUS marcar. Senhor prefeito estamos precisando urgente que libere o mais rápido possível Neco."




Fonte: Blog Pense diferente

quinta-feira, 29 de maio de 2014

TOMÓGRAFO MÓVEL DO ESTADO QUE ENVIOU PARA CAMPOS TAMBÉM DÁ DEFEITO


O serviço de Tomógrafo Móvel que foi disponibilizado ao município de Campos pelo Governo do Estado, na última terça-feira, apresentou defeito um dia depois, e a realização dos exames deixou de acontecer novamente. 

De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, um técnico seria enviado à unidade para avaliar o dano, na manhã desta quinta, mas até o fechamento dessa edição, a situação permanecia a mesma.

Sobre a denúncia publicada no sábado, a assessoria do HFM informou que a firma responsável pela manutenção do tomógrafo identificou o problema em duas placas do equipamento, no dia 7 de maio e encomendou as mesmas no mercado internacional, já que não estão disponíveis no Brasil. Após a instalação, novos problemas surgiram e outras peças tiveram que ser importadas.

Considerado como uma unidade de extrema importância para a região, por ser o responsável pelo primeiro atendimento de urgência e emergência de vários municípios, não só de Campos, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão, anunciou que, no próximo dia 03 de junho, o município vai abrir licitação para aquisição de dois tomógrafos de última geração para o HFM.

Os dois novos equipamentos serão adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) como parte do processo de renovação de equipamentos e mobiliários hospitalares dentro do processo de modernização e ampliação do HFM. Neste processo, estão incluídas as obras de melhorias da unidade, que deram ao hospital uma nova UTI com 32 leitos, sendo 24 deles divididos em sistema de box e oito leitos de Unidade Intermediária (UI), ocupando uma área de 1.200 m², além de uma nova UTI Pediátrica.

Ainda sem data para voltar a atender à demanda de Campos, o serviço de Tomógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde segue para o município de Barra do Piraí. Os pacientes que estavam agendados para atendimento serão contactados e terão as datas remarcadas.



Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 22 de maio de 2014

PESSOAS DORMEM EM FILAS PARA MARCAR CONSULTA NO ÁLVARO ALVIM

(Foto: Ralph Braz)
Após denúncia feita por um leitor no Whatsapp da Folha na noite de terça-feira (22), de pessoas dormindo na fila do Hospital Escola Álvaro Alvim para marcar consultas especializadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), a reportagem esteve no local e constatou o fato. Segundo o administrador do hospital, Flávio Hoelzle, a responsabilidade da regulação das consultas seria de funcionários da Prefeitura de Campos que trabalham na unidade hospitalar. Essa não é a primeira vez que flagrantes de pessoas dormindo em filas para marcação de consultas são feitos. Terça-feira, representantes de hospitais filantrópicos participaram de uma audiência pública, na Câmara.

Ainda segundo Hoelzle, o hospital aguarda nova contratualização para ampliar o atendimento. “Acontece que há muita procura para nossa oferta. Estamos esperando uma nova contratualização para aumentarmos as ofertas do SUS”, disse, ao ressaltar que houve casos em que a Polícia Militar precisou ser acionada por conta de pessoas que estavam na fila para vendas de vagas.

A equipe da Folha entrou em contato com a Prefeitura, através da secretaria de Comunicação, para saber o que a secretaria de Saúde irá fazer para amenizar a situação, porém nenhuma resposta foi dada até o fechamento desta matéria.

Em outubro de 2013, a Folha publicou matéria sobre pessoas em filas para marcação de consulta. Na ocasião, a reportagem flagrou dois pontos com filas formadas para a marcação de consulta, que aconteceria às 7h. Um flagrante foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Rosa, e o outro no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente, situado na rua Barão de Miracema, onde um pai aguardou durante toda a noite com a filha, que é paraplégica e portadora de doença mental, para conseguir agendar uma consulta com um neurologista, para avaliar o quadro da paciente.



Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PAULO HIRANO AFIRMA QUE " FILAS SÃO NORMAIS E FAZEM PARTE DA OFERTA E DA PROCURA"

(Foto: Flávio Ribeiro/ Terceira Via)

Durante a sessão de hoje (05), após o vereador Rafael Diniz (PPS) apontar uma série de deficiências na área de Saúde, vereadores da bancada governista se revezaram na tribuna da Câmara para defender o governo.

Enquanto Rafael afirmava que “sobra dinheiro e falta gestão”, o líder do governo, Paulo Hirano (PR), disse que “filas são normais e fazem parte da lei da oferta e da procura”.

Segundo o líder governista, é muito fácil falar. “O papel aceita tudo”, frisou Hirano.

Na visão de Rafael Diniz, faltam medicamentos, equipamentos e uma série de itens básicos. “Andei com a minha assessoria por vários postos e ouvi muitas pessoas. Não estou apenas falando. Eu vi tudo de perto”, disse Diniz, que também questionou as indicações políticas para administrar os postos de saúde.

Na tribuna, a vereadora Linda Mara diz que Diniz mente quando diz que faltam remédios. “Liguei agora para a secretaria e constatei isso”, disse Linda Mara, afirmando que o vereador da oposição foi procurar “apenas as coisas erradas”.


Fonte: Blog do Bastos