quinta-feira, 22 de maio de 2014

PESSOAS DORMEM EM FILAS PARA MARCAR CONSULTA NO ÁLVARO ALVIM

(Foto: Ralph Braz)
Após denúncia feita por um leitor no Whatsapp da Folha na noite de terça-feira (22), de pessoas dormindo na fila do Hospital Escola Álvaro Alvim para marcar consultas especializadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), a reportagem esteve no local e constatou o fato. Segundo o administrador do hospital, Flávio Hoelzle, a responsabilidade da regulação das consultas seria de funcionários da Prefeitura de Campos que trabalham na unidade hospitalar. Essa não é a primeira vez que flagrantes de pessoas dormindo em filas para marcação de consultas são feitos. Terça-feira, representantes de hospitais filantrópicos participaram de uma audiência pública, na Câmara.

Ainda segundo Hoelzle, o hospital aguarda nova contratualização para ampliar o atendimento. “Acontece que há muita procura para nossa oferta. Estamos esperando uma nova contratualização para aumentarmos as ofertas do SUS”, disse, ao ressaltar que houve casos em que a Polícia Militar precisou ser acionada por conta de pessoas que estavam na fila para vendas de vagas.

A equipe da Folha entrou em contato com a Prefeitura, através da secretaria de Comunicação, para saber o que a secretaria de Saúde irá fazer para amenizar a situação, porém nenhuma resposta foi dada até o fechamento desta matéria.

Em outubro de 2013, a Folha publicou matéria sobre pessoas em filas para marcação de consulta. Na ocasião, a reportagem flagrou dois pontos com filas formadas para a marcação de consulta, que aconteceria às 7h. Um flagrante foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Rosa, e o outro no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente, situado na rua Barão de Miracema, onde um pai aguardou durante toda a noite com a filha, que é paraplégica e portadora de doença mental, para conseguir agendar uma consulta com um neurologista, para avaliar o quadro da paciente.



Fonte: Folha da Manhã