quarta-feira, 21 de maio de 2014

HOSPITAL ÁLVARO ALVIM NÃO PRESTA CONTAS À CÂMARA DE VEREADORES

(Foto: Ralph Braz)
Na tarde desta terça-feira (20 de maio), a Câmara de Vereadores de Campos promoveu uma audiência pública para os hospitais filantrópicos e psiquiátricos prestarem contas da verba federal e municipal repassada anualmente. O Hospital Escola Álvaro Alvim e a Beneficência Portuguesa não apresentaram seus números. Diante disso, todos os hospitais receberam um prazo de quinze dias para apresentar os gastos mensais detalhadamente.

O vereador Nildo Cardoso solicitou a audiência na sessão da Câmera do dia 8 de abril deste ano, a fim de que as unidades explicassem onde estão sendo aplicados os recursos repassados pelo poder público. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelo plenário.

Durante a audiência desta terça-feira, os representantes dos hospitais Santa Casa de Misericórdia de Campos, Plantadores de Cana e João Viana apresentaram ao plenário e à sociedade civil o valor anual dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) e também os números da verba complementar municipal, de 63%. 

O representante do Hospital Escola Álvaro Alvim, Dr. Flávio Persilva, disse que houve uma falha interna no hospital e, por isso, não pôde prestar contas dos gastos ou apresentar o valor do repasse federal e municipal. O representante da Beneficência Portuguesa, José Miranda, também não apresentou os valores, mas informou que 80% dos leitos da instituição são destinadas ao SUS.

No fim da sessão, Nildo Cardoso solicitou a todos os representantes que estavam presentes à audiência para que, em um prazo de quinze dias, sejam apresentados os valores detalhados, mês a mês, do repasse do SUS e da Prefeitura de Campos, e também dos gastos com médicos, enfermeiros, medicamentos, alimentação e estruturais.



Fonte: Terceira Via