sexta-feira, 23 de maio de 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE SEBASTIÃO SALGADO É PREMIADO EM CANNES


Depois de ser ovacionado por cinco minutos no Festival de Cannes, o documentário "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, foi escolhido na tarde desta sexta (23) para receber o prêmio especial do júri da mostra Un Certain Regard, presidido pelo cineasta argentino Pablo Trapero. O filme tem direção do alemão Wim Wender e de Juliano Salgado, filho de Sebastião.


O júri que premiou "O Sal da Terra" também incluía o produtor Peter Becker, a atriz Maria Bonnevie, a atriz francesa Geraldine Pailhas e o diretor senegalês Moussa Toure.

Ao receber o prêmio, Juliano disse estar emocionado. "O filme fala da obra dos meus pais. Quisemos passar uma mensagem de esperança e fomos reconhecidos pelo júri", disse. Wenders já havia deixado Cannes, mas os produtores do documentário disseram que o cineasta alemão está "louco de alegria" com o prêmio.


Em "O Sal da Terra", o próprio Salgado vai contando as histórias por trás de suas fotos mais emblemáticas, começando pelas impressionantes fotos feitas em Serra Pelada nos anos 80. Wenders e Juliano narram alguns trechos, mas falam bem menos que o próprio fotógrafo.

Único documentário apresentado nesta seção oficial do Festival de Cannes, "O Sal da Terra" vai estrear em outubro na França, e no Brasil deve chegar às telonas no fim do ano. O filme já foi comprado por vários países europeus, além de Austrália e Nova Zelândia.

O documentário também recebeu um prêmio do Júri Ecumênico, formado por uma organização católica relacionada com o mundo do cinema (SIGNIS) e pela Interfilm para premiar filmes que destaquem os valores humanos e religiosos.



Fonte: UOL