Mostrando postagens com marcador Sebastião Salgado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sebastião Salgado. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

DOCUMENTÁRIO SOBRE SEBASTIÃO SALGADO É INDICADO AO OSCAR

(Foto: Bruna Prado)
O documentário "O sal da terra", sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, foi indicado para o Oscar 2015. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pela Academia de Hollywood. .

"O sal da terra" foi dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião. A produção é da companhia francesa Decia, com colaboração de produtoras do Brasil e da Itália.

Em O Sal da Terra, Sebastião Salgado comenta tanto seu trabalho em regiões em crise quanto seu mais recente projeto, Gênesis. Para concretizá-lo, o fotógrafo visitou 32 países ou regiões do mundo ao longo de oito anos, tendo como foco a natureza e o mundo animal.

De acordo com Juliano, a proposta do documentário foi resgatar os 40 anos de trabalho fotográfico de Sebastião Salgado, que conseguiu explorar com um olhar único tragédias humanas e, também, as pessoas, a natureza e o mundo animal.


"E, como as fotografias registram um instante, e não a vida dessas pessoas que passaram pelo caminho de Sebastião, havia, então, um espaço para fazer um filme no qual ele poderia contar coisas que poucos sabem e relatar situações que poucos vivenciaram", disse Juliano Salgado em entrevista à DW Brasil no ano passado.

Em 2014, O Sal da Terra abriu o Festival do Rio e foi premiado no Festival de Cannes de 2014, no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, e pela Associação Internacional de Documentários.

O longa-metragem disputará o Oscar com outras quatro produções. Uma delas é Citizenfour, de Laura Poitras, sobre Edward Snowden e o escândalo de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Os outros documentários indicados são: Finding Vivian Maier,Last days e Virunga.



Fonte: G1 | Blog Pense diferente | DW

sexta-feira, 23 de maio de 2014

DOCUMENTÁRIO SOBRE SEBASTIÃO SALGADO É PREMIADO EM CANNES


Depois de ser ovacionado por cinco minutos no Festival de Cannes, o documentário "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, foi escolhido na tarde desta sexta (23) para receber o prêmio especial do júri da mostra Un Certain Regard, presidido pelo cineasta argentino Pablo Trapero. O filme tem direção do alemão Wim Wender e de Juliano Salgado, filho de Sebastião.


O júri que premiou "O Sal da Terra" também incluía o produtor Peter Becker, a atriz Maria Bonnevie, a atriz francesa Geraldine Pailhas e o diretor senegalês Moussa Toure.

Ao receber o prêmio, Juliano disse estar emocionado. "O filme fala da obra dos meus pais. Quisemos passar uma mensagem de esperança e fomos reconhecidos pelo júri", disse. Wenders já havia deixado Cannes, mas os produtores do documentário disseram que o cineasta alemão está "louco de alegria" com o prêmio.


Em "O Sal da Terra", o próprio Salgado vai contando as histórias por trás de suas fotos mais emblemáticas, começando pelas impressionantes fotos feitas em Serra Pelada nos anos 80. Wenders e Juliano narram alguns trechos, mas falam bem menos que o próprio fotógrafo.

Único documentário apresentado nesta seção oficial do Festival de Cannes, "O Sal da Terra" vai estrear em outubro na França, e no Brasil deve chegar às telonas no fim do ano. O filme já foi comprado por vários países europeus, além de Austrália e Nova Zelândia.

O documentário também recebeu um prêmio do Júri Ecumênico, formado por uma organização católica relacionada com o mundo do cinema (SIGNIS) e pela Interfilm para premiar filmes que destaquem os valores humanos e religiosos.



Fonte: UOL

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"GENESIS" DE SEBASTIÃO SALGADO: LIVRO, EXPOSIÇÕES E FILME

Vista da confluência do Colorado e do Little Colorado, a partir do território dos navajos. O Parque Nacional do Grand Canyon começa a partir daqui. Arizona. EUA. Abril, 2010.
Sebastião Salgado passou a infância em meio à natureza, numa fazenda em Aimorés (MG). E veio dessa experiência a inspiração de seu trabalho mais recente: “Genesis”.


A ideia surgiu depois que o fotógrafo e sua mulher, Lélia, deram início ao processo de reflorestamento na fazenda que ele, no início dos anos 90, recebeu dos pais – o local hoje abriga o Instituto Terra. O prazer proporcionado por essa experiência foi tal que Salgado se viu motivado a conhecer e registrar regiões onde a natureza permanece intocada.


Para selecionar os locais que visitaria, Salgado apresentou sua proposta a cientistas da Unesco. A lista final continha 32 países, pelos quais o fotógrafo viajou a pé, de avião, de canoa e até de balão. Enfrentou calor e frio extremos, como no período em que passou com os Nenets, uma tribo indígena que vive no norte da Sibéria e com a qual viajou por quarenta dias. “Com eles, descobri o sentido do essencial”, conta Salgado, que tem 69 anos. “Como eles vivem no clima mais extremo durante o inverno, com -30ºC, -40ºC, eles só podem carregar o mínimo de que precisam para sobreviver.”



A deslumbrante viagem empreendida por Sebastião Salgado por paragens que lembram o Dia da Criação. Ao longo de oito anos, o mais premiado e famoso fotógrafo brasileiro colheu milhares de imagens que eternizam maravilhas da natureza, bichos raros e gente que habita grotões isolados da civilização moderna. Depois de sucessivas triagens, 245 fotos foram reunidas no livro GENESIS, uma síntese do mais recente trabalho desse brasileiro mundialmente admirado.


Nos trabalhos anteriores, Salgado concentrou-se no registro de seres humanos sobrevivendo ou agonizando em cenários devastados por guerras, pela fome e pelo desespero. “Fiquei tão abalado com o que vi que pensei em parar de fotografar”, diz esse mineiro de Aimorés na entrevista concedida ao programa Roda Viva que irá ao ar pela TV Cultura nesta segunda-feira, 16 de setembro. A desilusão foi substituída pela esperança quando começaram as incursões por paragens belíssimas e praticamente intocadas.


Uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis ). Península Valdés, Argentina. 2004.
Expostas em Londres e no Rio de Janeiro, as fotografias incluídas em Genesis, à venda nas livrarias, chegaram neste mês a São Paulo. A exposição no Sesc Belenzinho se estenderá até 1° de dezembro. Confira abaixo sete amostras do que Sebastião Salgado qualifica de “uma viagem ao paraíso”.

Iguana-marinha (Amblyrhynchus cristatus ). Galápagos. Equador. 2004.



Além do livro, também está previsto o lançamento de um filme sobre o trabalho de Salgado, dirigido por Wim Wenders.



Tipicamente, as mulheres da povoação zo’é Towari Ypy usam o urucum (Bixa orellana), o fruto vermelho do urucueiro, para colorir seus corpos. Também o usam para cozinhar. Pará, Brasil. 2009
BIOGRAFIA


O livro ‘Da minha terra à Terra’ é uma autobiografia em que ele, junto a Isabelle França, conta sua história pessoal, raízes políticas, éticas e existenciais de seu engajamento fotográfico.

A autobiografia de Salgado já foi lançada na França, onde o fotojornalista mora desde 1973. No Brasil, o livro está a venda. Em outubro deste ano, será lançado do documentário sobre Sebastião Salgado, dirigido por Wim Wenders (diretor de Pina e Buena Vista Social Club).

No livro ‘Da minha terra à Terra’, o talento de Salgado surpreende, assim como nas imagens em preto e branco de trabalhadores e refugiados, que já ganharam inúmeros prêmios e são reconhecidas pela profunda dignidade que despertam no interlocutor.

Entre as principais obras de Salgado estão ‘Outras Américas’, onde registrou as condições de vida de pessoas pobres da América Latina; ‘Trabalhadores’, em que fotografou a rotina de produção de trabalhadores manuais; e ‘Terra’, retratos das condições de vida dos trabalhadores rurais sem-terra do Brasil.

Depois de oito anos de reportagens, Salgado expôs pela primeira vez o celebrado projeto ‘Gênesis’, que deu origem ao livro de mesmo nome. Em uma jornada fotográfica por lugares intocados, onde o homem convive em harmonia com a natureza, o fotógrafo pôde declarar seu amor à Terra, em sua grandeza e fragilidade. ‘Gênesis’ teve tiragem inicial de 12 mil exemplares e já foi reimpresso. O título chegou às livrarias no primeiro semestre de 2013 e ficou por meses na lista dos mais vendidos.



Fonte: Veja/ Valor Econômico/ ISTO É