sexta-feira, 30 de maio de 2014

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ATÉ JUNHO NO MUSEU CASA QUISSAMÃ

(Foto: Adilson dos Santos/ Ascom)
 O Museu Casa Quissamã, no Norte do Estado, está abrigando, desde o dia 13 de maio, a exposição iconográfica “Brasil pitoresco pelas lentes de Victor Frond” com o tema: “Museus, as coleções criam conexões”. A visitação segue até o dia 8 de junho.

A exposição reúne parte de uma coleção iconográfica que exibe um conjunto de paisagens do Estado do Rio de Janeiro e trabalhos agrícolas, segundo fotografias do século XIX. Com base em orientação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a exposição conta com 20 pranchas que retratam o trabalho rural e busca conexão entre o autor, a história da Fazenda Quissamã e a escravidão no Brasil. As obras foram doadas ao município pela Biblioteca Nacional e agora integram o acervo do Museu Casa Quissamã.

A coordenadora de Cultura e Turismo de Quissamã, Marta Medeiros, falou sobre a importância da mostra. “É importante que os quissamaenses visitem essa coleção que nos permite conhecer um pouco da vivência no Brasil imperial e retrata o trabalho realizado por pessoas comuns, que se tornaram personagens históricos dessas fotografias e foram fundamentais para a construção do país”, destacou.

A visitação é guiada e fica aberta ao público de quarta a domingo, das 10h às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário fazer o agendamento pelo telefone: (22) 2768-1332 ou (22) 2768-9300 ou ainda pelo e-mail: fcultura.quissama@gmail.com



Fonte: Ascom