quinta-feira, 29 de maio de 2014

FISCALIZAÇÃO APREENDE EM PETRÓPOLIS, MEIA TONELADA DE CARNE VENCIDA EM SUPERMERCADO

(Foto: Portal Acontece em Petrópolis/ ANI)
Nesta última quarta-feira (28), agentes da Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Fazenda apreenderam meia tonelada de carnes vencidas e conservadas de forma inadequada, durante uma operação de rotina no Centro Histórico. A mercadoria estava exposta ao consumidor no supermercado Rede Economia, que teve a seção do açougue interditada e recebeu multa no valor de R$ 1,2 mil. Os produtos foram inutilizados e o estabelecimento terá que se adequar às normas para refrigeração desse tipo de alimento, além de efetuar reformas pontuais na loja para que a comercialização seja liberada.

Entre as mercadorias apreendidas estavam 76 peças de carne bovina e 84 quilos de cortes de frango, além de derivados suínos. A gerência do supermercado também recebeu orientações para que os funcionários dos laticínios utilizem uniformes. “A autuação foi necessária, pois o estabelecimento descumpria regras de acondicionamento desses alimentos, que necessitam de cuidados especiais devido à natureza perecível”, explica o diretor e coordenador da fiscalização da Secretaria de Fazenda, Ernani Dias. Segundo o encarregado do açougue do mercado, Felipe Motta, as adequações serão feitas imediatamente.

No Extra da Rua Paulo Barbosa também foram identificados problemas: 8 quilos de carne estavam expostos de forma inadequada (não embalados), mas ainda próprios para o consumo. Após a notificação, os produtos foram imediatamente descartados. O gerente geral Élcio Alves explica que a rede mantém um serviço de controle dos produtos oferecidos para venda. “Em toda a rede existe uma premiação em dinheiro, que é repartida igualmente entre todos os funcionários da loja que registrar o menor volume de perdas. No último mês conseguimos essa meta e fomos premiados”, conta.

Cerca de 80 outros locais no Centro Histórico também foram fiscalizados pela Coordenadoria nos últimos dias, contabilizando 26 notificações para regularização diversas, três apreensões e inutilização de mercadoria por estarem impróprias para o consumo; além da interdição no Supermercado Rede Economia. “O compromisso da prefeitura é orientar os comerciantes para um melhor funcionamento do estabelecimento e garantia de serviço de qualidade e bem-estar para o consumidor”, conclui Ernani Dias.


Fonte: Portal Acontece em Petrópolis