quinta-feira, 22 de maio de 2014

QUATRO ANOS SEM CLÁUDIO MELLO


Cláudio Mello Neto nasceu em 11 de novembro de 1952, na cidade de São João da Barra, filho de Hélio Mello (caminhoneiro) e Ermelinda Coelho Mello (dona de casa), foi o primogênito de quatro irmãos. Cláudio desde jovem gostava de música, fez parte da banda União dos Operários, onde aprendeu tocar "Sax". Aos 14 anos já tocava em bailes de carnaval nos clubes Democrata, Congos, no próprio União dos Operários. Mas tarde integrou a banda Rogério 2001, onde tocavam em toda a região do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e também tocou em clubes de Campos dos Goytacazes, cidade vizinha de São João da Barra.
(CD, Retrato do Sentimento/ foto:Ralph Braz)
A música era uma grande paixão em sua vida, como ele costumava exaltar e por conta disso foi um dos fundadores da Tropical Band, onde tocavam bailes, formaturas e casamentos. Mas sua paixão pelo "sax "era tão grande que gravou o CD, Retrato do Sentimento, onde interpreta músicas que marcaram sua vida, cujo lançamento foi em sua cidade natal.

Já no ano de 1971, prestou vestibular para a Faculdade de Odontologia de Campos, sendo um dos alunos da primeira turma. Neste período conheceu sua primeira esposa, do qual teve três filhas, sendo Raquel a primogênita.


Formou-se em 1975 e logo após inciou como professor na faculdade de Odontologia de Campos, nas cadeiras de Prótese e mais tarde na cadeira de Oclusão. Cláudio teve em sua longa trajetória na odontologia, consultórios em Campos e São João João da Barra, trabalhando também como plantonista na prefeitura de campos e durante oito anos foi Coordenador de Odontologia do município de São João da Barra.
(Faculdade de Odontologia de Campos)
 No ano de 1976 / 77 foi convidado para lecionar no LICEU de Humanidades de Campos na disciplina de química orgânica, por onde lecionou por mais de duas décadas. Lecionou nos últimos anos antes de sua aposentadoria no colégio estadual Alberto Torres em sua cidade natal. Nesse mesmo colégio formou-se no antigo colegial.

(LICEU de Humanidades/ Foto: Ralph Braz)
No final da década de 70, foi iniciado em Campos dos Goytacazes-RJ , na loja Maçônica Fraternidade Campista nº 11, mas foi em São João da Barra-RJ que liderou o ressurgimento da Loja Fidelidade e Virtude em 1980 que inicialmente tinha as suas reuniões secretas realizadas em sua própria casa, em salão fechado, e posteriormente em sua gestão de Venerável Mestre a fundação de uma sede própria, e a partir deste momento traçou como meta em sua vida a construção de um Templo próprio, situado a Rua Joaquim Thomás de Aquino Filho e fundos para a rua do Sacramento, no centro do município de São João da Barra.

(Foto: Ralph Braz)
Após o Templo construído se dedicou ao cargo que foi eleito de Deputado Federal Maçônico onde ia com frequência a sessões em Brasília- DF, cumprindo o mandato até as vésperas de seu falecimento.

( Solenidade de Aniversário de 170 anos da  Loja Maçônica Fidelidade e Virtude)
No ano de 2000, Cláudio candidatou-se a vereador pelo município de São João da Barra, tendo uma votação expressiva.

(Foto: Ralph Braz)
Foi fundador também da Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes, localizado em Grussaí, São João da Barra, onde há evangelização para crianças, deixando para elas as palavras de amor de Jesus Cristo, mais também o terreno e a sede onde funciona em doação. Cláudio também participou da diretoria da ABO, Regional Campos e do Grussaí Praia Clube, em Grussaí.

(Foto: Ralph Braz)
Cláudio concluiu sua passagem aqui neste plano, sendo um admirável músico e dentista, um notável e idealista Maçon, um ótimo professor, e um pai, apesar de muitas incumbências em sua vida profissional, nunca deixou de ser presente, na vida de suas filhas.

Cláudio Mello, morreu em 22 de maio de 2010, em Campos dos Goytacazes, no hospital particular da UNIMED. O seu velório foi realizado na Loja Maçônica Fidelidade e Virtude em São João da Barra.O  enterro aconteceu  no cemitério  de São João Batista, às 11h.


(Últimas fotos de Cláudio Mello nesta vida, no seu sítio em SJB)
HOMENAGENS

(Fotos: Ralph Braz)
No dia 17 de Dezembro de 2013, quinta-feira, na Loja Maçônica Fidelidade e Virtude em São João da Barra, Cláudio Mello Neto(In Memoriam), recebeu o título de Grande Benemérito da Ordem Maçônica do Brasil, onde sua filha Raquel Mello, o fez representado e recebeu o título e a medalha em noite solene na Maçonaria.



Cláudio Mello Neto, em sua curta passagem por esta vida, foi um homem inquieto, sempre em sua busca incansável pelo conhecimento. Um homem sábio, que sempre se cercava de pessoas mais notáveis e brilhantes do que ele, onde extraia ao máximo deles, suas idéias, conhecimentos e experiências.
Cláudio foi um homem que sempre esteve a frente do seu tempo, um visionário, um notável e eloquente orador... Viveu intensamente.

Esse grande homem se chama, Cláudio Mello Neto.



Texto: Raquel Castilhos Mello Braz