segunda-feira, 19 de maio de 2014

MOTORISTAS DA SÃO SALVADOR RECOLHEM ÔNIBUS E FAZEM PARALISAÇÃO

(Foto: Luis Otávio V. Domingues)
Funcionários da viação São Salvador, em Campos, recolheram, por volta das 18h desta segunda-feira (19/05), todos os ônibus para a garagem da empresa, localizada em Travessão. O manifesto, que pegou inúmeros passageiros de surpresa, pois esse é um horário de ‘pico’ na cidade, se deu por conta do atraso no pagamento referente ao mês de abril dos funcionários, que segundo eles, era para ter saído no 5° dia útil do mês. Na última sexta-feira (16/05) eles fizeram uma paralisação por duas horas.

Os profissionais alegam que só retornarão aos trabalhos após a empresa efetuar o pagamento. Ainda segundo eles, o último prazo dado pela patronal foi nesta segunda-feira até às 12h, mas como o dinheiro não foi depositado eles resolveram recolher os ônibus.

“A empresa deixa muito a desejar, inclusive com alguns funcionários que trabalham a mais de um ano aqui, até hoje ainda não tiveram o FGTS, que é descontado no pagamento”, disse um funcionário que preferiu não se identificar temendo represália por parte da patronal.

Eles contaram também que não gostam de parar os trabalhos, mas essa é a única forma de reivindicar seus direitos. “Teve funcionário que teve a conta de luz cortada e outros que tem pensão e outras contas a pagar e não conseguem cumprir com seus compromissos”, lamentou.

A empresa ficou de depositar o pagamento dos funcionários até às 10h desta terça-feira (20/05). Segundo os trabalhadores, um piquete será realizado na porta da empresa para não deixar que nenhum ônibus saia da garagem antes do pagamento ser creditado nas contas.

A empresa possui em torno de 250 funcionários e faz linhas como Travessão X Centro, Nova Brasília X Centro, Pelinca X Centro (via Shopping Boulevard), Ururai X Centro, Goitacazes X Centro, e Farol. Também faz linhas secundárias como: Canaã X Centro, Paraíso X Centro e Ribeiro do Amaro X Centro.

A equipe do Site Ururau entrou em contato com o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Álvaro Oliveira, que disse ter tomado ciência da situação por volta das 20h30. Ainda de acordo com ele, em contato com a empresa, a mesma teria informado que na manhã desta terça os coletivos estarão de volta às ruas. “Nós vamos ficar atentos e se os ônibus não retornarem tomaremos providência e colocaremos veículos para rodar”.

Porém, contradizendo o que foi dito pelo presidente do IMTT, os funcionários da empresa afirmam que só voltarão aos trabalhos mediante pagamento na conta.


Fonte: Ururau