quinta-feira, 29 de maio de 2014

HÁ 337 ANOS ERA FUNDADA A VILA DE SÃO SALVADOR DOS CAMPOS

(Fotos: Ralph Braz)
Nesta quinta-feira (29/05), Campos está completando 337 anos da fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, portanto no dia 29 de maio de 1677, vamos lembrar:

A história de Campos dos Goytacazes pode ser contada desde meados do século XVI, quando Dom João III doou a Pero Góis da Silveira a capitania de São Thomé, cujo nome, posteriormente, passou a Paraíba do Sul. Com a chegada dos portugueses à região, começou a luta com grupos indígenas da etnia goitacá, porém, não se desenvolveu um processo ocupacional. Em 1627, por ordem da Coroa Portuguesa, a Capitania de São Tomé foi dividida em glebas, doadas a sete capitães portugueses, alguns deles donos de engenho na região da Guanabara, efetivando a ocupação.

Em 1650, foi implantado o primeiro engenho em solo campista. Visconde d'Asseca funda a Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em consequência da construção de uma capela em louvor ao SS. Salvador, em 29 de maio de 1677.

Em 1652, ocorreu a instalação do primeiro engenho de açúcar na região, marcando o início dessa importante atividade econômica. Em 29 de maio de 1677, foi fundada a vila de São Salvador dos Campos. 

Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região.

Portanto além de 177 anos de elevação a cidade no dia 28 de março, de 334 anos de elevação a Vila no dia 29 de maio, Campos começou a ser colonizada 50 anos antes, em 1627.


Em Campos, a natureza da geografia deu uma voltinha na tradição. Porque o primeiro espaço que poderia ser a praça principal foi ao lado da Igreja de São Francisco, onde, inclusive, está o marco da cidade. Mas ali logo atrás, corria um valão que desaguava num brejo, onde hoje está a praça da República. E o povoado foi dando passos para terras mais altas, onde construiu a Cadeia, fez uma casa para o Conselho Municipal, foi montado um atracadouro para embarcar e desembarcar mercadorias e uns importantes construíram casa de morar em volta do que seria a Praça São Salvador, com esse nome em homenagem à elevação da Vila à cidade de São Salvador de Campos dos Goytacazes.

(Igreja São Francisco de Assis/ Foto: Blog CamposFotos)

Resumindo:
28 de março (179 anos de elevação a cidade)
29 de maio (337 anos de fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes)
Campos já tem 387 anos desde o início da ocupação dos portugueses.



Fonte: Blog Pense diferente/ Blog Campos fotos/ Ururau