quarta-feira, 28 de maio de 2014

AGRESSOR DE IDOSA EM CAMPOS É CONDENADO A OITO ANOS DE PRISÃO

(Foto: O Diário)



Em audiência realizada na tarde desta quarta-feira (28), no Fórum Maria Tereza Gusmão, no Centro de Campos, Carlos Magno dos Santos Manhães, de 34 anos, foi considerado culpado pela tentativa de homicídio sofrida por Dona Cremilda Fernandes dos Santos Porto, de 73 anos. A idosa foi espancada no início de janeiro deste ano, no bairro da Penha. Ele foi condenado a 12 anos de prisão, dos quais passará oito em regime fechado e hoje mesmo retorna para a Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro.

A audiência teve início às 13h45 e o caso foi julgado pelo juiz Glaucemir da Silva Oliveira. Nove testemunhas de defesa e quatro de acusação foram ouvidas pelo juiz.

Segundo a filha da vítima, o acusado foi por roubo qualificado com lesão corporal grave e crime tentado e o Mistério Público (MP) ainda irá indiciar o réu por ter roubado R$ 20 de dona Cremilda dias antes da agressão. 

"Graças a Deus a justiça foi feita e ele foi condenado. Estamos muito aliviados com a decisão do juiz. Agora estaremos mais tranquilos para tentar superar, pois esquecer jamais esqueceremos", contou uma das filhas de dona Cremilda.

O caso foi acompanhado também pela assessora jurídica da Secretaria Municipal do Idoso Alciene Azeredo. Ela comentou que a secretaria está acompanhando o caso desde o início e, além de auxiliar e orientar na apresentação de provas, tem acompanhado vítima com atendimento psicológico.

Desde o crime, a idosa deixou o bairro da Penha, onde morava, e hoje vive com uma das filhas. Ainda abalada, a família conta que dona Cremilda não esquece das agressões. 

Relembre o caso

Uma idosa de 73 anos foi espancada no início da manhã desta segunda-feira, em sua residência, na Rua Henrique Vieira de Oliveira, no bairro da Penha, em Campos. Um homem, filho de uma amiga da vítima, morador numa rua vizinha, é o principal suspeito do crime. Outro suspeito, que estaria praticando furtos a residências no bairro, também foi conduzido a 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) para prestar esclarecimentos.

A casa, em sinais de arrombamento, foi toda revirada. No quarto da vítima havia uma mancha de sangue na cama. Nas paredes e móveis também havia sangue. A idosa teria dado por falta de uma quantia de dinheiro não revelada. Ao falar sobre a desconfiança em relação ao vizinho, Lara contou que há dois meses o suspeito encontrou Cremilda na rua e lhe deu uma "gravata", obrigando a idosa a entregar R$ 20.

Ferimentos na boca, orelha e nariz

No Hospital Ferreira Machado (HFM), a idosa teria informado que ouviu um barulho na varanda e, quando foi verificar o que ocorria, viu o suspeito, que em seguida invadiu a casa pela báscula do banheiro. Cremilda tentou se esconder no quarto, mas foi alcançada pelo agressor. 

A idosa teve o "céu da boca" ferido quando o criminoso lhe deu um soco na boca. Parte de uma orelha foi arrancada e o nariz foi quebrado. Apesar da brutalidade, o estado de saúde da idosa é considerado estável.

Sob escolta da Polícia Militar, o suspeito foi encaminhado para a 134ª Delegacia Legal (DL/Centro) para prestar esclarecimentos. Seus familiares não acreditam que ele possa ter cometido o crime, já que na noite anterior teria ingerido um medicamento para dormir. A partir de uma denúncia os policiais retornaram ao bairro a fim de localizar um segundo suspeito, que estaria cometendo roubos a residências na área.



Fonte: O Diário