sábado, 3 de fevereiro de 2018

Walmart Campos vai abrir aos domingos para felicidade dos consumidores

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
O Hipermercado Walmart, irá abrira aos domingos para a felicidade da população, indo de contra a decisão do Sincato dos Comerciantes Varejistas (Sindivarejo) e dos Empregados do Comércio.

A rede irá funcionar das 9h às 21h, todos os domingos.

Relembre o acordo:

Após 10 anos de supermercados abertos em Campos aos domingos, o sindicato dos Comerciantes Varejistas (Sindivarejo) e dos Empregados do Comércio vão fechar acordo, por um período “experimental” de quatro meses, para o fechamento dos estabelecimentos. A medida estará em vigor de 1º fevereiro a 31 de maio. Os presidentes dos dois sindicatos, respectivamente, Roberto Viana e Ronaldo Nascimentos, vão se reunir na tarde desta segunda-feira (29) para traçar como será o acordo coletivo. Para quem gosta de deixar as compras para o domingo à mudança pode não agradar, mas o setor de alimentos garante que o momento econômico do país, estado e município afunilou ganhos nos últimos sete meses e obrigou a busca de alternativas.

Supermercados não vão abrir aos domingos
— A situação é preocupante no setor do varejo do alimento. Até julho de 2017, o setor não vivenciou a crise que afeta o país, o estado do Rio e Campos que está quebrada, mas começou a sentir. A renda per capita do campista caiu 15% em 2017. Também detectamos que a venda pulsante no final de semana caiu de 30% a 40%. Estamos dividindo em seis o que se faz em sete dias — diz o presidente do Sindivarejo, Roberto Viana.

Além da crise, os empresários do setor também colocam na ponta do lápis os gastos com os empregos dos estabelecimentos que abrem no domingo. “Temos que levar em consideração a questão do trabalhador com uma carga horária menor, mais encargo trabalhista pelo domingo trabalhado e, ainda, é notório que o colaborador não oferece 100% do seu empenho profissional quando entra nas escalas do domingo — ressalta Viana.

Segundo o líder patronal, para tomar a decisão foi realizada uma reunião, onde foram convidados os representantes dos estabelecimentos varejistas que atuam no município. “Além dos grandes empresários do setor em Campos, convidamos o Extra, Makro, Atacadão e o Walmart, esse último, o único a fazer algum tipo de questionamento. Mas, o que valer para um, vai valer para todos”, disse Roberto Viana.