(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Cerca de 1.500 funcionários dos Hospitais Plantadores de Cana, Beneficência Portuguesa e Santa Casa, em Campos, entraram em estado de greve a partir desta quarta-feira (7). A decisão foi tomada em assembleia na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde, e se deve ao não pagamento do décimo terceiro de 2017 e atraso no pagamento nos meses de dezembro e janeiro. Os hospitais cobram da prefeitura uma dívida de R$ 30 milhões. A Prefeitura prometeu repassar R$ 5 milhões na próxima semana.
Em um documento enviado ao presidente do Sindicato, Carlos Morales, o secretário de Controle, Felipe Quintanilha, disse que o repasse aos hospitais será possível com o pagamento dos royalties, verba que deverá entrar na conta da Prefeitura de Campos até o próximo sábado (10). Com o dinheiro, também em um documento enviado ao Sindicato, os hospitais prometem quitar a dívida com os funcionários.
“Estamos reivindicando o que é direito. Nossa expectativa é que os hospitais fiquem em dia com os trabalhadores. Caso seja necessário iremos a Justiça”, afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde ressaltando que os hospitais esperarão pelo repasse até o final do mês e caso não seja feito, a greve será deflagrada.
Nesta quinta-feira (8) a ata da assembléia com a decisão dos trabalhadores será enviada aos três hospitais filantrópicos.