quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Blitz da Saúde movimentou a centro de São João da Barra

(Fotos: divulgação)
A Secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio da coordenação do Programa de Combate à Hanseníase, promoveu nesta quarta-feira, 28, na Avenida Joaquim Tomaz de Aquino Filho, no centro da cidade, a Blitz da Saúde, lembrando o dia de combate à doença.

A ação contou com distribuição de adesivos para 150 veículos e de material informativo com orientações sobre sintomas e tratamento. A população ainda pôde aferir pressão arterial e realizar o teste de glicemia na tenda montada no local, totalizando 80 atendimentos.


De acordo com a coordenação do Programa, a ideia de blitz foi diversificar as atividades interativas com a população. “Já fizemos caminhada, diversas ações na Policlínica, mas buscamos sempre alternativas para levar a informação onde a população está e a receptividade dos motoristas foi muito positiva”, explicou o coordenador do Programa, João Filiphe Amaral.


A iniciativa da blitz reforça o compromisso do governo municipal em aumentar a atenção relacionada à prevenção, educação e controle da doença. Para o motorista Reginaldo de Oliveira, a ideia foi muito interessante, pois atingiu grande número de pessoas que circulam pela área central da cidade. “A proposta foi ótima, pois nem sempre a gente tem a oportunidade de estar indo com frequência às unidades de saúde para receber esse tipo de informação”, contou.

Se houver suspeita de hanseníase, o usuário deve se dirigir ao ESF da sua localidade para a primeira avaliação e poderá ser encaminhando à coordenação e ao especialista para dar início ao tratamento, no caso de resultado positivo. O médico do Programa de Combate à Hanseníase atende as terças-feiras, às 14h, na UMS de Barcelos, e não é necessário marcação de consulta. Os medicamentos e a assistência médica são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se encontram disponíveis em São João da Barra.

Hanseníase - É uma doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae. O seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. O diagnóstico da doença é clínico e pode ser complementado pela pesquisa do bacilo na pele. É fundamental que a doença seja reconhecida precocemente e que se institua o tratamento adequado com a poliquimioterapia (PQT), que leva à cura. Caso o tratamento seja tardio, podem ocorrer sequelas e incapacidades físicas.






Fonte: Ascom PMSJB