terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

1º Seminário para Gestores de Escolas de São João da Barra segue nesta terça

(Foto: divulgação)
O 1º Seminário para Gestores de Escolas de São João da Barra teve início nesta segunda-feira, 26, e segue na terça, 27, das 9h às 17h, no Cine Teatro São João. As palestras, inseridas no projeto “Eu conto com você”, têm a finalidade de conscientizar e direcionar os participantes a respeito de assuntos comuns no cotidiano escolar e que requerem certa prática para intervir, e mais do que isso, construir vínculos construtivos.

A abertura foi realizada pelo coordenador geral da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Daniel Damasceno, que agradeceu aos diretores das 38 unidades escolares o trabalho de parceria, e enfatizou a importância do diálogo no contexto escolar, e a necessidade deles estarem preparados para proceder profissionalmente diante de situações conflituosas.

A palestra inicial destacou o tema Autorresponsabilidade, e foi ministrada pelo guarda municipal Leandro Sanchez, que acentuou ser o diretor um líder, e por isso deve assumir o que acontece dentro do ambiente escolar.

O secretário de Ordem Pública, Maxwell Araújo, destacou em sua palestra, os conflitos no ambiente escolar e ferramentas de amenização. O debate teve a participação da pesquisadora especialista em segurança pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), Elisângela Oliveira.

– Temos em mente a criação de um comitê de segurança escolar, formado por pais, professores, gestores, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude, objetivando o diálogo entre as partes, além de reflexão e busca de soluções para as adversidades encontradas na escola – pontuou Maxwell.

O evento contou com a presença do subtenente Campinho, que integra o GAT 5ª Companhia de Polícia Militar e abordou a questão do tráfico dentro e fora da escola. Ele ressaltou o trabalho da PM, que faz a ronda escolar em todo o município. Também esteve presente o comandante da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, Marcelo Reis.

O Seminário é uma realização da Semop/GCM – que desenvolve o Programa Semop Educacional e dentro dos objetivos estabelecidos estão as palestras e reuniões com diretores, professores, alunos e demais colaboradores da rede de ensino municipal – em parceria Semec.

Nesta terça-feira, outros assuntos serão salientados, como: liderança motivacional, empreendedorismo, atribuições da Vara da Infância e Juventude, segurança pessoal. O delegado da 145ª Delegacia de Polícia, Carlos Augusto Guimarães, fará uma consideração sobre o tema: “Como lidar com o jovem infrator”.




Fonte: Ascom PMSJB