terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde de SJB: Blitz da Saúde nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde, por meio da coordenação do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, realizará na próxima quarta-feira, 28, o evento Blitz da Saúde, das 9h às 12h na Avenida Joaquim Tomáz de Aquino Filho, no centro da cidade. Na oportunidade será lembrado o Dia Internacional de Combate a Hanseníase.

A data, comemorada oficialmente no último domingo do mês de janeiro, visa chamar atenção da população para o diagnóstico precoce como a principal estratégia contra a doença. O evento, inicialmente, aconteceria no dia 31 de janeiro, porém foi adiado em razão das chuvas que caíram no município. 

Segundo o coordenador do programa, João Filiphe Amaral, o tratamento precoce é capaz de prevenir tanto as lesões irreversíveis da hanseníase quanto a transmissão do agravo.

No dia do evento haverá distribuição de material informativo com orientações sobre sintomas e tratamento da doença aos usuários dos serviços de saúde, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae. A doença tem cura e o tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. O médico do Programa de Combate à Hanseníase atende as terças-feiras, às 14h, na UMS de Barcelos, e não é necessário marcação de consulta.






Fonte: Ascom PMSJB