terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cerca de 100 mil pessoas devem passar pelo Caju no Finados

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Nos cemitérios de Campos está tudo pronto para o Dia de Finados, que acontece nesta quarta-feira (02/11). A estimativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem as duas principais unidades do município: os Cemitérios do Caju e Campo da Paz.

Os 24 cemitérios públicos da cidade passaram por uma limpeza geral, que conta com pintura interna dos muros, tapagem de túmulos que estão com a tampa quebrada, poda de árvores, entre outros serviços. Com 13.800 sepulturas, incluindo cova rasa, existem aproximadamente 250 mil pessoas sepultadas no Cemitério do Caju, o maior do interior do Rio de Janeiro e segundo maior do Estado, o que segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), Wainer Teixeira, dá uma dimensão do tamanho do público que irá visitar o local.

“Nossa expectativa é de receber 100 mil pessoas no Caju, e essa demanda de público num espaço curto tempo requer uma atenção maior por parte do poder público. Por isso, vamos intensificar a presença dos nossos profissionais nos cemitérios públicos, especialmente no Caju”, informou Wainer.

Ainda no Caju, haverá as presenças da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, no sentido de garantir a segurança e o bem estar dos visitantes. Também ocorrerá uma ação de conscientização para impedir o trabalho de crianças e adolescentes no interior do cemitério.

“Vamos estar com profissionais da Codemca ajudando as pessoas a encontrar as sepulturas e dando apoio e suporte nesse momento de saudade e emoção. No Caju ainda terá manifestações religiosas, com missas a partir das 10h e cultos evangélicos”, finalizou o presidente. E para minimizar a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya), Wainer recomenda que os visitantes não levem recipientes que possam reter água.

Já no único cemitério privado de Campos, o Campo da Paz, a expectativa é de que centenas de pessoas passem pelo local no Dia de Finados. A programação inclui missas que começam a partir das 9h no templo ecumênico e segue às 11h e 15h.






Fonte: Ascom | Ururau