domingo, 13 de novembro de 2016

Quatro casas desabam em Teresópolis por causa de chuva forte


(Foto:José Carlos Dias)
A frente fria que avançou em direção ao Rio nesse sábado trouxe chuva forte para o estado. Durante a madrugada deste domingo, quatro casas desabaram no Vale da Revolta, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Ninguém ficou ferido. Na região, houve uma queda de barreira na BR-116, no km 84, sentido Rio de Janeiro. Em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio, o temporal alagou ruas, transbordou rios e provocou o desabamento de uma casa. Não houve feridos. Na capital, na manhã deste domingo, chove moderadamente em Jacarepaguá, no Alto da Boa Vista, Grota Funda, Bangu, Anchieta, irajá e Ilha do Governador. Na Avenida Brasil, há acúmulo de água, na altura de Benfica, no sentido Centro.

Por causa do tempo instável, os aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dummont operam com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens.

Também houve registro de pancadas fortes de chuva na cidade durante a madrugada. Em Anchieta, na Zona Norte, choveu 28mm em uma hora. Nos bairros de Bangu, Madureira, Santa Teresa e Jacarepaguá, o volume de água também foi grande por volta das 2h45m, de acordo com o sistema Alerta Rio. A previsão ao longo do dia é de sol com muitas nuvens, com períodos de céu nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. A temperatura máxima deve chegar a 26ºC e a mínima, a 18ºC, na cidade do Rio.

Em Mangaratiba, choveu acima do normal no sábado. No distrito de Muriqui, o volume de água chegou a 100mm, segundo o balanço parcial da Defesa Civil do município. Várias famílias perderam móveis, por causa da água que invadiu suas casas. Na Praia do Apara, um sobrado desabou, mas ninguém ficou ferido. Houve registro também de deslizamento de encosta e queda de árvore no bairro Guity.

De acordo com a Defesa Civil, uma equipe técnica fará uma vistoria pela manhã nos locais onde houve ocorrência. Com a chuva forte e a maré alta, o rio do Saco e seus afluentes transbordaram, causando alagamentos em vários pontos da cidade. A estrada São João Marcos chegou a ficar intransitável durante a noite, mas o acesso ao município pela via não está bloqueado. A previsão é que continue chovendo fraco na região, neste domingo.

Em Petrópolis, na Região Serrana, também choveu bastante. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil acionou, por volta de 1h , sirenes localizadas em áreas de risco de seis bairros. Neste caso, a orientação é que moradores dessas regiões procurem um local seguro para se abrigar.

Em Teresópolis, também na Região Serrana, a Defesa Civil decretou Estágio de Atenção na madrugada. Nas redes sociais, muitos moradores relataram ruas alagadas e rios transbordando. Não há informações sobre ocorrências.