terça-feira, 29 de novembro de 2016

Falta de medicamento para quimioterapia ameaça vida de adolescente

(Foto: Arquivo pessoal)
O adolescente Lucas Manhães Vianna da Silva, de 12 anos, sofre de leucemia linfoide aguda e encontra dificuldade para concluir o ciclo de quimioterapia por falta de medicamento, conforme denunciou a família. Lucas estava internado na Beneficência Portuguesa de Campos e, segundo os familiares, foi mandado de volta para casa pela quinta vez nesta terça-feira (29). Com isso, já são quase 30 dias de interrupção no tratamento. 

De acordo com a tia de Lucas, Anna Manhães, o menino luta contra a leucemia há cinco meses e esta não foi a primeira vez que teria faltado medicamento para conclusão do protocolo da quimioterapia. O menino receber o tratamento na Beneficência Portuguesa e a família aponta a Secretaria Municipal de Saúde pela falta de medicamentos, já que a Beneficência é o hospital de referência no tratamento oncológico infantil em Campos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“São vários protocolos de quimioterapia, ele estava fazendo um e não conseguiu completar por conta de uma lesão nas costas que teve. Lucas tratou essa lesão e foi mandado para casa no dia 6 de novembro para descansar e retornar para concluir o protocolo. Só que toda segunda-feira ele retornava à Beneficência, mas não tinha medicamentos, e na última segunda (28) ele internou na esperança de retomar o protocolo e acabamos recebendo a notícia, nesta terça-feira, de que não seria possível. Então, ele vai retornar para casa, mais uma vez, sem ser tratado”, contou a tia, acrescentado que Lucas foi enviado para casa também nos dias 14, 21 e 27 sem concluir o protocolo da quimioterapia. 

Ana ressalta que a família está preocupada com a situação do menino e teme que a doença se agrave neste intervalo forçado no tratamento.

“A gente sabe que o câncer é uma doença agressiva e não espera o repasse de medicamentos. Ele fica correndo risco nesse vaivém. É uma situação de desespero”, disse a tia de Lucas.

Sobre a doença — Leucemia é o câncer das células brancas do sangue (leucócitos), que começa na medula óssea e se espalha para outras partes do corpo, de origem, na maioria das vezes, desconhecida. A leucemia linfoide aguda (LLA) ou leucemia linfoblástica aguda é um câncer dos leucócitos caracterizado pela produção maligna de linfócitos imaturos (linfoblastos) na medula óssea.

Na maioria dos casos, a leucemia linfoide aguda invade o sangue com razoável rapidez e pode se disseminar para outras partes do corpo, como os gânglios linfáticos, fígado, baço, sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e testículos nos homens.

Sem resposta — Sempre respeitando o princípio do contraditório, a equipe de reportagem do Terceira Via entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social, responsável por emitir notas dos demais órgãos da Prefeitura de Campos, com a Secretaria de Saúde, assim como a Beneficência Portuguesa, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará a versão de todos para este fato.







Fonte: Terceira Via