quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Petrópolis sedia encontro com prefeitos eleitos no estado do Rio

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Petrópolis, na Região Serrana do Rio, sedia a partir desta quarta-feira (23) o Encontro de Prefeitos do Estado do Rio. Até sexta-feira (25), prefeitos eleitos de todo o território fluminense se encontrarão para debater estratégias para o futuro das cidades. O encontro acontece no Sesc Quitandinha e um dos principais pontos que serão discutidos é Mapa Estratégico do Comércio.

A cerimônia de abertura será nesta quarta-feira, às 16h30, com a presença de políticos e o presidente do Sistema Fecomércio, Orlando Diniz, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro do Ministério Público do Estado do Rio, Marfan Martins Vieira, e o diretor-superintendente do Sebrae, Cezar Vasquez. Após a cerimônia, às 18h30, os participantes assistem a uma palestra sobre os desafios para as novas gestões municipais.

O evento é realizado desde 2004, sendo a primeira agenda dos prefeitos eleitos antes da posse oficial. A proposta é debater ações para o desenvolvimento regional, com atividades que ultrapassem as barreiras locais, fortalecendo o diálogo com os governos estadual e federal e contribuindo para o intercâmbio de informações entre os novos administradores.

Um dos temas principais da edição de 2016 será o Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade, para isso, os participantes irão debater as propostas formuladas pelo Mapa Estratégico do Comércio, um projeto da Fecomércio e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que percorreu diversas regiões do Estado para elaborar sugestões para o crescimento sustentável do setor de Bens, Serviços e Turismo até 2020.

A programação de quinta-feira (24) começa às 9h com uma discussão sobre o Pacto Federativo. Em seguida, às 11h, acontece uma palestra sobre o Mapa Estratégico do Comércio, com a presença do Presidente da Fecomércio e do Diretor da FGV, Carlos Augusto. O dia terá ainda discussões sobre educação profissional, cidades inclusivas, sustentáveis e inteligentes, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs), turismo como fator de crescimento e desenvolvimento econômico, além de uma palestra sobre financiamento e oportunidades para os municípios. O último evento será às 18h, com um painel sobre controle interno e externo, e sua contribuição estratégica para a gestão municipal.

Na sexta-feira (25), a programação tem início às 8h30 com uma discussão sobre a sustentabilidade dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e seu impacto nas finanças municipais. Temas como a estratégia do associativismo para os avanços nas gestões, a importância da integração dos municípios na Rede Nacional de Simplificação do Registro da Legalização de Empresas e Negócios e as ações da Aemerj para as novas gestões municipais serão abordados ao longo do dia.





Fonte: G1 | Blog Pense Diferente