sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Caos: Posto de Urgência de Guarus sem água e sem atendimento

(Foto: Reprodução)
Pacientes que buscaram socorro médico na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus, a antiga PU de Guarus, na manhã dessa quinta tiveram de voltar para casa sem receber atendimento. Os serviços hospitalares e odontológicos teriam sido interrompidos em virtude da falta de água no local. Pacientes procuraram a reportagem da Folha da Manhã para denunciar que o problema teria sido causado por um encanamento quebrado.

— Cheguei à unidade às 9h e, depois de esperar por cerca de uma hora, fui informada de que não haveria expediente no posto devido a falta de água. Eu precisava de uma consulta com um clínico geral, mas, como não consegui, voltei pra casa sem atendimento — contou uma paciente que optou por não ser identificada.

A paciente revelou ainda ter visto homens da concessionária Águas do Paraíba circulando pela unidade. “Acho que eles vieram fazer algum reparo. Mas, durante o período em que eu estive lá, nada aconteceu. A água não voltou e o serviço não foi restabelecido”, disse ela.

Esta não foi a primeira denúncia por parte dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a falta de água na UPH Guarus. No final de 2015, pacientes também reclamaram que a unidade estava sem água para beber, além da falta de itens básicos como papel higiênico nos banheiros e ambulância. Na ocasião a Fundação Municipal de Saúde (FMS) alegou que o consumo de água foi maior do que o normal naquele período.

Em nota, a Águas do Paraíba informou que o problema foi solucionado. A concessionária informou ainda que integrantes da empresa foram ao local, de manhã, constatando que o sistema automático de acionamento da bomba interna que abastece o reservatório estava queimado, provavelmente em função de variação de tensão na rede de energia elétrica. “Substituída a peça danificada, pela equipe da Prefeitura, o abastecimento de água à unidade foi imediatamente normalizado”, finalizou o comunicado.

A equipe de reportagem procurou a secretaria municipal de Saúde, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.






Fonte: Folha da Manhã