Mostrando postagens com marcador Cemitério do Caju em Campos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cemitério do Caju em Campos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Cerca de 100 mil pessoas devem passar pelo Caju no Finados

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Nos cemitérios de Campos está tudo pronto para o Dia de Finados, que acontece nesta quarta-feira (02/11). A estimativa é de que mais de 100 mil pessoas visitem as duas principais unidades do município: os Cemitérios do Caju e Campo da Paz.

Os 24 cemitérios públicos da cidade passaram por uma limpeza geral, que conta com pintura interna dos muros, tapagem de túmulos que estão com a tampa quebrada, poda de árvores, entre outros serviços. Com 13.800 sepulturas, incluindo cova rasa, existem aproximadamente 250 mil pessoas sepultadas no Cemitério do Caju, o maior do interior do Rio de Janeiro e segundo maior do Estado, o que segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), Wainer Teixeira, dá uma dimensão do tamanho do público que irá visitar o local.

“Nossa expectativa é de receber 100 mil pessoas no Caju, e essa demanda de público num espaço curto tempo requer uma atenção maior por parte do poder público. Por isso, vamos intensificar a presença dos nossos profissionais nos cemitérios públicos, especialmente no Caju”, informou Wainer.

Ainda no Caju, haverá as presenças da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, no sentido de garantir a segurança e o bem estar dos visitantes. Também ocorrerá uma ação de conscientização para impedir o trabalho de crianças e adolescentes no interior do cemitério.

“Vamos estar com profissionais da Codemca ajudando as pessoas a encontrar as sepulturas e dando apoio e suporte nesse momento de saudade e emoção. No Caju ainda terá manifestações religiosas, com missas a partir das 10h e cultos evangélicos”, finalizou o presidente. E para minimizar a possibilidade de proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya), Wainer recomenda que os visitantes não levem recipientes que possam reter água.

Já no único cemitério privado de Campos, o Campo da Paz, a expectativa é de que centenas de pessoas passem pelo local no Dia de Finados. A programação inclui missas que começam a partir das 9h no templo ecumênico e segue às 11h e 15h.






Fonte: Ascom | Ururau

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Morre o ciclista Paollo, atropelado pelo ônibus da campostur em Grussaí

(Foto: Reprodução)
Morreu na madrugada desta segunda-feira (24), o ciclista Paollo Sales Barreto, de 26 anos. Ele estava internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) desde o último dia 11, quando foi vítima de acidente no Trevo de Grussaí, em São João da Barra.

O acidente envolveu um ônibus da empresa Campostur, que fazia a linha Campos x Atafona via São João da Barra. Na ocasião, Paollo estava na companhia de um amigo e seguia de Campos para Grussaí em um treinamento.

O velório acontece na Capela do Caju e o sepultamento está previsto para ás 17h no Cemitério do Caju.






Fonte: Campos24horas

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Cemitérios públicos de Campos estão sendo preparados para Finados

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Os 24 cemitérios públicos de Campos estão passando por uma limpeza geral, que conta com pintura interna dos muros, tapagem de túmulos que estão com a tampa quebrada, poda de árvores, entre outros.

De acordo com o assistente administrativo da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Luiz Cláudio de Oliveira, o Cemitério do Caju, o maior do interior do estado do Rio, tem mais de 300 mil pessoas sepultadas no local. 

"Este número é só no Caju. Os outros 23 cemitérios públicos juntos têm cerca de 200 mil sepultados", disse.

A manutenção deve ser concluída antes do Dia de Finados, 2 de novembro, quando os cemitérios recebem um número elevados de pessoas visitando os túmulos de parentes ou amigos. 










Fonte Ascom

terça-feira, 21 de junho de 2016

Funcionários protestam e fecham cemitério do Caju em Campos

(Foto: Maer Loblanco)
“Não temos nem mais onde cair mortos”, disse a senhora num comentário na rede social ao ler que o Cemitério do Caju foi fechado por seus funcionários, reivindicando seus salários, que estariam atrasados. Na manhã desta terça-feira (21/06), eles fecharam os portões e fizeram uma manifestação em frente ao local.

O grupo de funcionários queimou pneus na entrada do cemitério e só deixou de se manifestar após a chegada da Polícia Militar, que convenceu os manifestantes a reabrirem o local público.

As fotos do momento da manifestação foram para as redes sociais e “choveram” comentários sobre a situação esdrúxula, de ter, mesmo que por pouco tempo, o maior cemitério do interior do estado fechado. 

Em nota, a Superintendência de Comunicação da prefeitura informou que : "O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira, informa que o contrato com a empresa foi repactuado e os repasses estão seguindo os trâmites administrativos. Os pagamentos estão sendo processados e, até esta quarta-feira (22), devem ser concluídos."











Fonte: Ururau

terça-feira, 25 de agosto de 2015

NOVA ILUMINAÇÃO NO CEMITÉRIO DO CAJU EM CAMPOS

(Foto: Divulgação)
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) segue trabalhando para garantir a segurança no Cemitério do Caju, o maior da cidade. Novas lâmpadas de maior potência que as anteriores, estão sendo instaladas gradativamente no local, para dar maior segurança a quem passa pela Avenida Presidente Vargas, além de proporcionar mais beleza ao local.

O projeto de revitalização da área vem sendo colocado em prática desde o ano passado, quando o cemitério passou por uma completa reformulação, com a limpeza e a recuperação das quadras, facilitando a circulação dos visitantes.

– Este trabalho de iluminação já foi feito nas quadras A e B, que ganharam lâmpadas 10 vezes mais potentes que as que estavam instaladas anteriormente. Isso é um ganho importante em termos de luminosidade. Nossa intenção é colocar cinco dessas lâmpadas, para que toda a área de frente do cemitério tenha a mesma iluminação – informou o diretor de Cemitérios da Codemca, Júlio César Xavier.

Outras melhorias estão previstas para o Cemitério do Caju nos próximos meses, como a recuperação de todo o muro no entorno e a construção de uma via nos fundos do cemitério, que vai facilitar a circulação em dias de maior movimentação.

– A orientação do presidente da Codemca, Wainer Teixeira, é fazer um trabalho que possa dar tranquilidade e segurança aos frequentadores dos cemitérios de Campos – disse Júlio César.





Fonte: Ascom

terça-feira, 21 de julho de 2015

CORPO DA MÉDICA LAYLA FRANÇA É ENTERRADO NO CEMITÉRIO DO CAJU

(Foto: Ralph Braz)
O corpo da médica campista, a obstetra Layla França, de 46 anos, foi enterrado na manhã desta terça-feira (21), no Cemitério do Caju. Ela morreu em um acidente, na manhã de segunda-feira, no km 148 da BR 101, na altura do “Trevo dos 40”, em Macaé. O acidente também causou as mortes do policial militar aposentado José Ilmar Lemos e a esposa dele, Cidineia Pimentel. Layla, que morava com os dois filhos em Rio das Ostras, seguia para Macaé depois de atender na Unidade Básica de Saúde de Serrinha, em Campos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente, que aconteceu por volta das 9h30, envolveu uma moto, um caminhão e um Honda Civic, dirigido por Layla. O carro parou embaixo do caminhão, o que dificultou a remoção do cadáver.

Ainda de acordo com a polícia, José Ilmar trabalhava no Quadro de Oficiais Auxiliares e era lotado no 29° Batalhão de Polícia Militar de Macaé.

Equipes da concessionária Autopista Fluminense trabalham no controle do trânsito. Os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal de Macaé. O trecho foi liberado após perícia. O acidente foi registrado na delegacia do município.




Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 20 de maio de 2015

RECADASTRAMENTO DE SEPULTURAS ATÉ DIA 31 DE MAIO NO CEMITÉRIO DO CAJU

(Foto: Ralph Braz)
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) já recadastrou em torno de 12 mil das 17.600 sepulturas do Cemitério do Caju. O trabalho prossegue até o dia 31 de maio. A partir da próxima segunda-feira (27) haverá um reforço de pessoal para atender aos proprietários de sepulturas que forem ao Caju fazer o recadastramento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

A previsão é que na próxima semana ocorra um movimento intenso no Cemitério. Por isso, serão disponibilizados em torno de 10 funcionários da Codemca, número que poderá aumentar caso haja necessidade. Para quem já fez o recadastramento, as informações foram inseridas em um banco de dados.


De acordo com o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, numa recente reunião foi mostrado ao promotor Leandro Manhãs, responsável pela conclusão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura em 2007, foi lhe apresentado um balanço do recadastramento, e sugerido que continuasse até o último dia do mês de maio. “A ampliação do prazo é para que quem ainda não fez o recadastramento possa fazê-lo”, informa o presidente da Codemca.

Nos próximos dias, a Codemca e o Ministério Público farão uma ampla campanha de divulgação do recadastramento de sepulturas no Cemitério do Caju, através de um informe oficial à população. O recadastramento de sepulturas no Caju começou em dezembro de 2013.




Fonte: Secom

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DESCASO: FAMILIARES VÃO A ENTERRO E FICAM PRESOS EM CEMITÉRIO DE CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)
A sexta-feira passada, dia 20 de fevereiro, ficará marcada para sempre na família de Dênis. Ele perdeu na manhã daquele dia o seu tio, Ari Dias de Freitas, vítima de um câncer. O velório foi realizado na Capela do Caju. O enterro foi marcado para às 16h30, no Cemitério do Caju, situado ao lado.

O cortejo fúnebre seguiu da capela para o cemitério no horário marcado. Após o sepultamento, familiares e outros entes próximos, já comovidos pela perda, tiveram mais uma desagradável surpresa. Os portões do Cemitério do Caju tinham sido fechados, por volta de 17h20, com cadeado e tudo, trancando todos lá dentro.

Sem ter como sair, os presentes ao enterro, alguns idosos, tiveram que pular o portão. Revoltado, Dênis filmou toda a cena. Eis que aparece, vindo da rua, o responsável pelo fechamento dos portões. Ele pula o portão, entra no cemitério, pega uma pedra e, aparentemente, começa a tentar arrombar o cadeado.

Vendo que estava sendo filmado e diante da reação negativa dos presentes, ele interrompe a tentativa de quebra do cadeado. Um absurdo e um total descaso, sem nenhum respeito pela dor da família. Com a palavra a Prefeitura de Campos e a Codemca, responsável pela “gestão” do Cemitério do Caju.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

O presidente da Codemca, Wainer Teixeira, sempre educado e atencioso, emitiu nota oficial informando que fará uma sindicância administrativa para apurar a grave denúncia feita aqui hoje, mostrando familiares trancados no Cemitério do Caju após o enterro de Ari Dias de Freitas. Wainer se solidarizou com a família. Confira abaixo a nota:
"A Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), através do seu presidente interino, Wainer Teixeira de Castro, esclarece que instaurou procedimento administrativo de sindicância para apurar a responsabilidade dos fatos ocorridos no dia 20/02/2015, no Cemitério do Caju. Na oportunidade manifesta solidariedade à família do senhor Ari Dias de Freitas, pelo ocorrido."




Fonte: Blog Ponto de Vista | Christiano Abreu Barbosa

sábado, 7 de fevereiro de 2015

CEMITÉRIO DO CAJU PODE FICAR SEM COVEIROS

(Foto: Ralph Braz)
Diante do quadro atual de demissões, ocorridas nos últimos meses em diversos órgãos da Prefeitura de Campos, uma nova situação preocupa um grupo de trabalhadores. Segundo uma denúncia, doze coveiros que trabalham no Cemitério do Caju, o maior do interior do estado, cumprem aviso prévio até o fim deste mês. O setor de limpeza também perdeu funcionários.

Temendo represália, um dos trabalhadores só se comprometeu em falar sobre a situação sem se identificar. “Estamos cumprindo aviso até o fim de fevereiro. A informação da empresa é que o contrato terminou e seremos recontratados. Não nos disseram quando isso vai acontecer. A nossa maior preocupação é saber se teremos nossos direitos garantidos e se iremos receber”.

O trabalhador informou ainda que seis dos dez funcionários da limpeza também foram demitidos. “Eles foram mandados embora antes de nós. Não sei dizer se receberam os direitos. A gente fica meio apreensivo com tudo isso”. 

No barco das demissões estão ainda 852 funcionários da empresa Angels, prestadora de serviços da prefeitura, demitidos em dezembro passado, e 575 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), demitidos em julho.

O primeiro grupo luta para ter seus direitos trabalhistas respeitados. Depois de muitas manifestações, no dia 28 de janeiro, os ex-funcionários da Angels receberam os salários referentes ao mês de dezembro. No dia 30 do mesmo mês, os trabalhadores voltaram às ruas para reivindicar o pagamento da rescisão de contrato e do vale alimentação referente aos seis dias trabalhados em janeiro, que não tinham sido pagos. Ao justificar o atraso no pagamento, a empresa informou que a prefeitura não teria repassado a verba, equivalente a R$ 12 milhões, para quitar os vencimentos. 

Depois de serem demitidos, os agentes de endemias do CCZ também se mobilizaram. Muitos desses trabalhadores alegam que as demissões também atingiram agentes que estavam doentes. Na esperança de serem readmitidos, os agentes foram à Câmara Municipal, no dia 6 de novembro, pedir ajuda aos vereadores. 

Em seu artigo, divulgado nesta sexta-feira (6), o colunista Cláudio Andrade, declara que - de acordo com o site da prefeitura - o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, noticiou, em 2014 que Campos dos Goytacazes gerou 1.402 novas vagas de emprego com carteira assinada.

O colunista observa que “devido ao descontrole administrativo causado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, aproximadamente três mil pessoas na categoria dos terceirizados, sem contarmos DASs, foram demitidos”.

Ainda segundo Andrade, “dentro desses aproximados três mil demitidos, o salário varia em torno de R$ 1.200 (mil e duzentos reais) por mês. São pessoas que prestavam serviços de base e de extrema importância, como zeladoria e vigilância. Os danos com a falta desses serviços já podem ser notados devido aos inúmeros furtos em escolas públicas e recentemente, no Patronato São José”.




Fonte: Terceira Via

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

RECADASTRAMENTO DE CEMITÉRIOS PRORROGADO

(Foto: Ralph Braz)
Com o objetivo de atualizar e informatizar, os 24 cemitérios de Campos passarão por recadastramento. A ação iniciou no final do ano passado no cemitério do Caju — o maior do interior do estado —, atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2007 pela Prefeitura de Campos com o Ministério Público Estadual (MPE). A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) resolveu estender a iniciativa a todos os cemitérios da cidade. Na última segunda-feira começou o recadastramento do cemitério de Morro do Coco, que segue até o próximo dia 11. A pedido da Codemca, o MPE concedeu mais 90 dias para recadastramento do cemitério do Caju, seguindo até o final de outubro. Entre as novidades, está a informatização e também gavetários no Caju, ainda em fase de estudos. Segundo o presidente da Codemca, Wainer Teixeira, o cemitério do Caju foi alvo do TAC em 2007.

— A ação foi motivada por várias questões: violação, abandono e acidentes. No acordo, a prefeitura faria o recadastramento em 18700 túmulos do Caju, promovendo a identificação, pois às vezes é difícil. Muitas famílias já não acompanhavam. Nos livros de 1913 até hoje, cerca de 270 mil pessoas foram sepultadas — ressaltou.

Ainda de acordo com Wainer, no primeiro período de recadastramento, 9134 sepulturas foram recadastradas e 1150 também foram, porém, ficaram com alguma pendência. “Agora com o novo prazo do Caju até outubro, esse número pode mudar a cada dia”.

Um acordo de cooperação técnica foi realizado com as irmandades. “Iniciamos o trabalho com as irmandades. Elas têm o mesmo grau de dificuldade”, contou Wainer. É importante que as pessoas procurem a administração de cada uma delas.

Para Wainer, os benefícios são para a própria população. Serão colocadas identificações das sepulturas e ruas. “Não existe interesse público, nem do Ministério Público em retomar as sepulturas. É um trabalho de educação e conscientização. Os proprietários das sepulturas danificadas serão chamados para fazer as benfeitorias”.

No último dia 15, a Codemca enviou ao Ministério Público, os recadastramentos realizados. “É natural informar a promotoria. É uma prestação de contas dos serviços”, destacou Wainer.

Além da novidade da prorrogação, está também a informatização. “No Caju será disponibilizado terminais para consultas, através do CPF do titular. Estamos analisando ainda um sistema de identificação por GPS. Estamos conhecendo experiências”, disse, não informando prazos.


Fonte: Secom

terça-feira, 15 de julho de 2014

RECADASTRAMENTO NO CEMITÉRIO DO CAJU É ENCAMINHADO AO MPE

(Foto: Ralph Braz)
A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) concluiu o recadastramento das sepulturas do Cemitério do Caju atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público do Estado e o município, em 2007. A finalidade foi organizar e informatizar todo o cemitério. O relatório já foi encaminhado ao MPE.


O presidente da Codemca, esteve nesta terça-feira (15) no Cemitério do Caju, acompanhando de perto todas as intervenções feitas no local. "Este relatório é resultado de um trabalho importante que realizamos no Cemitério do Caju, onde fizemos o recadastramento de sepulturas. É mais um passo para que seja concretizada a informatização do cemitério, que é o maior do interior do estado", disse Wainer. 

Com 228 mil pessoas sepultadas e cerca de 20 mil sepulturas, cerca de 12 mil recadastradas, o Cemitério do Caju é considerado o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro. O próximo passo é a informatização de todo o cemitério. Com esse objetivo, recentemente o presidente da Codemca visitou o município de Lins (SP), onde conheceu o projeto de informatização do Cemitério da Saudade.



Fonte: Secom

segunda-feira, 30 de junho de 2014

DODOZINHO É SEPULTADO EM CAMPOS

(Foto: Rodrigo Silveira/ Folha da Manhã)
Sob fortes aplausos da multidão foi sepultado, na tarde desta segunda-feira (30/06), no Cemitério do Caju, em Campos, o corpo do ex-prefeito de São João da Barra, Genecy Mendonça, o Dodozinho. Autoridades públicas, políticas e policiais, além de amigos e familiares foram dar o último adeus àquele que foi, segundo a ex-prefeita do município, Carla Machado, 'o grande desbravador do 5º distrito'.

O corpo de Genecy foi velado no Ginásio Municipal de Esportes durante toda noite de domingo (29/06) e manhã desta segunda. Antes de seguir para Campos, o cortejo com o corpo de Dodozinho, percorreu várias ruas de SJB, onde a população, em meio as lágrimas, se despedia de uma das figuras políticas mais importantes da cidade.


O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins, o Neco, falou com carinho da pessoa que era Genecy. “Dodozinho dedicou toda sua vida a cidade. Ele foi um excelente orientador e um político operário. Tudo aqui [SJB] tem o dedo dele. A população hoje perdeu um homem sério, amigo e honesto que vai nos deixar muita saudade”.

Carla Machado se lembrou de seu amigo e mentor. “É uma referência, não só como político, mas também como ser humano. Uma pessoa do bem que era motivo de orgulho para cada sanjoanense. Eu que tive o privilégio de ser companheira política dele e nunca vou esquecer-me do homem que sempre me apoio em toda minha trajetória. Ao longo dos nossos 25 anos de amizade, Dodozinho esteve comigo em todos os momentos de minha vida”, disse muito emocionada a ex-prefeita de SJB.

Há seis meses, o ex-prefeito perdeu a mulher Marieta Alves Barreto. Ele foi sepultado no túmulo da irmã que mais era apegado. A Prefeitura de São João da Barra decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeito.


Fonte: Ururau

quinta-feira, 26 de junho de 2014

POLÍCIA ENCONTRA DROGAS NO CEMITÉRIO DO CAJU

(Foto: Ralph Braz)
A Polícia Militar apreendeu drogas, na noite desta quarta-feira(25), por volta das 20h, dentro de um túmulo do Cemitério do Caju e na comunidade da Baleeira, em Campos. A polícia chegou ao local após ter recebido uma denúncia anônima. 

A primeira incursão ocorreu no cemitério, onde policiais militares do Patamo I, sargentos Luciano e Carvalho e SD Carneiro, encontraram 115 buchas de maconha. Posteriormente, encontraram mais 25 pedras de crack 13 sacolés de cocaína em uma das ruas da Baleeira. Nenhum suspeito foi preso. As drogas foram encaminhadas para a 134ª DP/Centro.


Fonte: Campos24horas

sexta-feira, 21 de março de 2014

RECADASTRAMENTO DE SEPULTURAS: MUTIRÃO SÁBADO E DOMINGO NO CAJU

(Foto: Ralph Braz)

A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) realiza neste sábado (22) e no domingo (23), das 8h às 17h, um mutirão para recadastramento dos titulares das sepulturas do Cemitério do Caju. 

Segundo o presidente da Codemca e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, os proprietários das sepulturas devem comparecer à administração do Cemitério levando originais e cópias do CPF, da carteira de identidade, do comprovante de residência, do termo de perpetuação e da foto com identificação do túmulo. A ficha de recadastramento, que deverá ser preenchida, está disponível no portal da Prefeitura de Campos (www.campos.rj.gov.br). 

O diretor do Cemitério do Caju, Júnior Jubiraca, informou que atualmente existem 228 mil sepultados em 18.600 jazigos. Até esta quarta-feira (19), foram recadastradas 7.350 sepulturas. 

O recadastramento está sendo realizado desde novembro do ano passado, atendendo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público do Estado e a Codemca, em 2007, e tem a finalidade de organizar e informatizar todo Cemitério do Caju. 

- O objetivo do recadastramento é identificar os proprietários para que eles realizem as manutenções nos jazigos, já que muitos estão quebrados e abandonados há anos – disse o diretor do Caju.



Fonte: Ascom

segunda-feira, 17 de março de 2014

RECADASTRAMENTO DE SEPULTURAS DAS IRMANDADES NO CAJU TERMINA EM ABRIL

(Foto: Ralph Braz)

Entre os dias 1º e 30 de abril, acontecerá o recadastramento de sepulturas das irmandades no cemitério do Caju. A medida atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Codemca em 2007.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, para mais informações, as pessoas que tem títulos de propriedade nas irmandades deverão entrar contato com os proprietários e/ou responsáveis das mesmas.

No dia 31 de março, às 10h, haverá um encontro entre a Codemca e os proprietários das irmandades, onde estes assinarão um termo de cooperação técnica, que irá orientá-los no recadastramento de todos os titulares.



Fonte: Ascom

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EMOÇÃO MARCA O SEPULTAMENTO DA EX-PRIMEIRA-DAMA EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Emoção, lágrimas e tristeza marcaram o sepultamento da ex-primeira-dama de Campos, Cristina Mocaiber, na tarde desta sexta-feira (31/01) no Cemitério do Caju. Além de familiares e amigos, compareceram ao enterro autoridades públicas e políticas, como o ex-prefeito de Campos, Arnaldo Viana, o presidente do diretório municipal do PT, em Campos, Makhoul Mousallem, o ex-vereador Rogério Matoso, entre outros nomes.

(Foto: Carlos Grevi/ URURAU)

O cerimonial fúnebre aconteceu, por volta das 17h. O ex-prefeito Alexandre Mocaiber foi procurado pela equipe doSite Ururau, mas não conseguiu conter as lágrimas.  

Amigo da  família, o também ex-prefeito de Campos, Arnaldo Viana, contou como Cristina era uma mulher de pulso firme e centrada em tudo que fazia. “Conheço a família há muitos anos. Eu fui colega de faculdade de Alexandre e acompanhei o namoro, o noivado, o casamento e a vinda dos filhos do casal. Eu digo que ela foi o ponto de equilíbrio do Mocaiber e uma grande conselheira dele. Uma pessoa muito equilibrada que fará falta não só para a família e amigos, mas para a política, pois Cristina era uma mulher íntegra e generosa”.


Makhoul Mousallem definiu a ex-primeira-dama como: “Uma mulher de uma dignidade acima da média das pessoas. Uma pessoa de atitude muito digna que soube enfrentar todos os reveses que a família sofreu. Eu a admirava e continuo a admirando”. 

Para o ex-secretário de Comunicação Social do governo Mocaiber, Roberto Barbosa, Cristina foi uma pessoa muito boa que sempre olhou pelos mais humildes. “Enquanto esteve a frente da secretaria de Promoção Social, ela mostrou uma dedicação muito grande pelos mais pobres. Em 2006 quando Campos sofreu aquela terrível enchente, ela foi uma pessoa vital e abdicou da vida familiar para ajudar os mais necessitados. Ela foi o esteio de Alexandre Mocaiber naquele período, era uma pessoa muito equilibrada e foi a melhor coisa que Mocaiber fez em seu governo”.

Muito abalado, o secretário de Governo Suledil Bernardino também falou aoSite Ururau: “Hoje nós perdemos uma pessoa tão nova de uma tradicional família de comerciantes de Campos. A professora Cristina servirá de referência para seus filhos, amigos e políticos”.

Segundo o ex-vereador Rogério Matoso a morte da ex-primeira-dama pegou todos de surpresa. “A notícia de sua morte nos pegou desprevenidos. Eu fico muito triste porque ela era amiga da minha família e amiga de todos que a rodeavam, uma pessoa muito boa que deixará saudades”.

A empresária e professora de inglês Cristina deixou o marido, Alexandre Mocaiber e três filhos, Gustavo, Bárbara e Larissa. Ela chegou a ficar internada no Hospital da Unimed, onde faleceu aos 55 anos. Ela estava em tratamento, tentando combater uma leucemia. 

Além de primeira-dama, Cristina foi secretária de Promoção Social no governo do marido, Alexandre Mocaiber no período em que a cidade passava por uma calamidade pública, a enchente de 2006.




Fonte: Ururau

SEPULTADO CORPO DE MENINA MORTA POR TRAFICANTES EM TIROTEIO


(Foto: Ralph Braz)

O sepultamento da pequena Marry Estéfany foi marcado por forte comoção dos familiares, vizinhos e amigos na manhã desta sexta-feira (31/01) no Cemitério do Caju, em Campos.

Marry foi sepultada sob cânticos religiosos e muitos aplausos, além de uma breve pregação de um pastor amigo da comunidade que pediu que a família e os amigos não nutram o sentimento de vingança.

“Está faltando amor e nós não podemos cultivar isso na nossa comunidade. Precisamos cultivar a paz. Eu desejo que todos da comunidade possam remover dos seus corações todo sentimento de vingança e retaliação”, propôs Pastor Rudinei.

Marry foi morta após um tiroteio ocorrido na noite de quarta-feira (29/01) enquanto brincava com primos e amigos a poucos metros de sua casa, na Rua Santo Antônio, no Bairro Terra Prometida, em Guarus. O primo dela e um vizinho também foram atingidos.

Dois suspeitos de terem participado do crime já foram detidos pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (30/01). Segundo o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Ten. Cel. Antônio Carlos Sabino, Pablo Eugênio de Aquino, o Gordinho, de 23 anos e Cassiano Soares da Costa Silva, o Cotó, de 18, foram presos na área de Guarus.

A Polícia também já conseguiu identificar outros seis suspeitos. Vitor de Souza Dolácio, vulgo Pelinha e Paulo Henrique da Silva e Silva, vulgo Riquinho, além de outros quatro pelo primeiro nome. Rodolfo, Zeca, Elias e Matheus.

Ainda de acordo com o delegado, todos os suspeitos têm passagem pela polícia, por homicídio, tráfico de drogas e outros crimes. 

Pablo e Cassiano foram autuados em flagrante por associação para o tráfico e a polícia já solicitou a Justiça o mandado de prisão por homicídio consumado e tentado.



Fonte: Ururau

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

RECADASTRAMENTO DE JAZIGOS NO CAJU TERMINA DIA 22 DESTE MÊS

(Foto: Ralph Braz)

Os titulares de jazigos no Cemitério do Caju e nos cemitérios dos distritos e localidades de Campos terão mais 30 dias para fazer o recadastramento. A finalidade é atualizar os dados dos titulares e a identificação dos túmulos. O recadastramento está sendo realizado atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) em 2007. O prazo terminaria nesta quarta-feira (22/01).

“Quero tranquilizar a população, porque, em face da grande procura e devido ao período de férias, em que muitas pessoas estão fora da cidade, consultamos a Procuradoria Geral do Município e, atendendo ao pedido da população, estamos prorrogando o prazo do recadastramento. Gostaria de deixar claro que este recadastramento está sendo realizado atendendo a um TAC e ninguém tem que pagar nada para se recadastrar”, disse o presidente da Codemca e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira.

Ele informou ainda que a identificação e o registro fotográfico da sepultura são de responsabilidade do proprietário, podendo ele mesmo fazer com uma máquina fotográfica particular. O titular que não fizer o recadastramento corre o risco de a Prefeitura decretar o abandono e retomar os túmulos para o poder público municipal. O alerta também é válido para todos os proprietários que precisam requerer a perpetuação e a identificação de sepulturas.

Segundo o administrador de cemitérios da Codemca, Júlio César Xavier, são 60 mil túmulos só no Caju. Deste total, cerca de 5 mil encontram-se quebrados ou abandonados.

“A manutenção das sepulturas é de responsabilidade dos proprietários e, sem a autorização deles, não podemos fazer nada. Por isso, precisamos que todos compareçam para legalizar a situação dessas sepulturas ou a Prefeitura, constatando o estado de abandono, retoma os túmulos, para conseguir organizar o cemitério”, pontuou.


Fonte: Secom

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

JAZIGOS NO CAJU: RECADASTRAMENTO ATÉ QUARTA

(Foto: Ralph Braz)

Os titulares de jazigos no Cemitério do Caju e também nos cemitérios dos distritos e localidades de Campos têm prazo até esta quarta-feira (22) para fazer o recadastramento. O objetivo é atualizar os dado dos titulares e a identificação dos túmulos. 

Quem não comparecer à administração do Cemitério do Caju no prazo legal, para fazer o recadastramento, perderá o direito ao certificado de titularidade de perpetuação, conforme determinação do Ministério Público, com base legal no artigo 223 do Código de Posturas do Município. 

O Cemitério do Caju de Campos é o maior do interior do Estado do Rio. São mais de 20 mil túmulos administrados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), além de mais 5 mil túmulos administrados pelas Irmandades, como a Comunidade Israelita. 

Na Gerência de Cemitérios da Codemca, Luís Cláudio de Oliveira informa que o atendimento é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele explica que para agilizar o atendimento aos titulares dos certificados de titularidade, foram treinados 20 funcionários da Codemca e da empresa que presta serviços no interior do Cemitério do Caju.



- O titular deve apresentar documento pessoal e o número de identificação da sepultura. Quem tiver posse do certificado deve apresentar, mas se não tiver, deve comparecer assim mesmo, e caso o jazigo não esteja mais identificado (sem a inscrição do número, no granito do jazigo ou em cima da sepultura de alvenaria) poderá contar com a ajuda dos funcionários para localizar a sepultura dos entes queridos, para que seja devidamente identificada - ressalta Luís Cláudio. 

Ele lembra que os jazigos devem passar por manutenção permanente. "Caso isso não seja feito no intervalo de dois anos, o titular do certificado poderá perder a titularidade e o jazigo é limpo e repassado para outra família, conforme prevê o artigo 223 do Código de Posturas", alerta.


Antigas placas e ornamentos dos túmulos que foram encontrados espalhados pelo interior do cemitério, no início da atual gestão, como fotos e crucifixos, foram recolhidos e estão acondicionados em uma sala à disposição dos interessados, conforme informa Luiz Cláudio. 



Fonte: Secom

sábado, 2 de novembro de 2013

TRÂNSITO DE CAMPOS SOFRERÁ ALTERAÇÕES PARA FERIADO DE FINADOS

(Fotos: Ralph Braz)

O trânsito de Campos, principalmente nas proximidades do Cemitério do Caju será reformulado para melhor fluxo de veículos no feriado de Finados neste sábado (02/11). A Guarda Civil Municipal vai interditar o trecho da pista da avenida Presidente Vargas, sentido Pecuária-Centro. Entre 06h e 18h, motoristas que trafegarem pela via, no sentido Pecuária-Centro, vão ser obrigados a entrar na Rua Visconde de Alvarenga, na altura do Colégio 29 de Maio.


O comandante do Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Valter Novaes, explica que através da Rua Visconde de Alvarenga, os motoristas poderão ter acesso à região dos bairros do Caju, Parque Leopoldina e Parque Rodoviário, através das avenidas São Fidélis, Cora de Alvarenga e Rodovia do Contorno, caso o destino seja os bairros do Setor Sul e Leste da cidade ou, ainda, a BR-101, Sentido Sul.

O sargento Novaes acrescenta que a medida visa deixar toda extensão de cerca de 500 metros da pista do lado do cemitério disponível para a circulação do grande público. “Nos cemitérios dos distritos de Goitacazes e de Morro do Coco, o trânsito será coordenado pelos efetivos de guardas que atuam no trânsito nos destacamentos de Guarda Municipal instalados nos respectivos distritos”, concluiu Valter Novaes.

Fonte: Secom PMCG