quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEIS TIPOS DE VACINAS ESTÃO EM FALTA OU COM ESTOQUE BAIXO EM CAMPOS


Pelo menos seis tipos de vacinas estão em falta em Campos. Os estoques contra raiva e que previnem doenças como hepatites A e B, difteria, tétano e coqueluche, há meses não vem sendo enviados pelo Ministério da Saúde, que nessa semana, emitiu novo documento à secretaria Municipal de Saúde de Campos a respeito do não envio aos municípios brasileiros de vacinas básicas.

O documento datado de 20 de novembro é assinado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações.

A dupla adulto e a DTP também estão em falta. A vacina BCG está com estoque irregular. Por isso, a secretaria de Saúde suspendeu novamente a aplicação das doses nas maternidades do município. Em alguns casos, as faltas se arrastam desde 2013.

“É lamentável passarmos por um momento em que praticamente metade das vacinas de rotina está em falta, em especial, a hepatite B, que deve ser aplicada logo após o nascimento. E não existe prazo para que a situação seja resolvida”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

O município voltou a seguir o plano de contingência da Direção de Vigilância em Saúde, a fim de racionalizar a dispensação e garantir que os casos mais urgentes sejam priorizados. 

Os pais dos recém-nascidos devem agendar a vacinação da BCG nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) 1 e 2. Em caso de dúvidas, a população deve ligar para o telefone do Setor de Epidemiologia (22) 27261378.





Fonte: Ascom