(Foto: Adilson dos Santos | Ascom) |
Em função do grande sucesso da última Campanha de Doação de Sangue realizada em outubro, Quissamã receberá a terceira visita da unidade de coleta do Hemocentro de Campos dos Goytacazes, nesta quinta-feira (03), das 8h às 16h, no pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Saúde, com a Articuladora Social, Norma Sueli Nogueira, que convida todos os funcionários da instituição para participar da campanha, pois quem doa sangue, salva uma vida e no final do ano, os bancos sempre precisam de reforços.
A atividade tem como objetivo facilitar o acesso dos doadores quissamaenses à unidade de coleta do Hemocentro, além de incentivar a população a doar sangue. A meta da campanha é alcançar 60 bolsas de sangue. Os doadores precisam ter entre 18 e 69 anos, dispor de bom estado de saúde e pesar pelo menos, 50 quilos.
É necessário levar documento de identidade original com foto e estar alimentado, mas vale ressaltar que não se deve ingerir gordura antes. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três. No período da tarde, a recomendação é que os doadores observem o tempo de 1h30 após o almoço para a realização da doação.
A população precisa ter consciência dos problemas decorrentes da falta de sangue nos hospitais para que criem esse hábito saudável de ajudar ao próximo, mesmo sem conhecê-lo. Com campanhas itinerantes, é possível aumentar o estoque do Hemocentro, encurtando o caminho entre o doador e a instituição.
Requisitos para doação:
Não doar sangue em jejum;
Estar em boas condições de saúde;
Pesar mais de 50 Kg;
Ter entre 18 e 65 anos;
Fazer repouso mínimo de 6h na noite anterior;
Evitar bebida alcoólica nas 12h anteriores;
Não comer alimentos gordurosos até 4h antes da doação;
Levar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional ou carteira de habilitação);
Quem não deve doar sangue:
Se teve hepatite após os 10 anos de idade;
Se teve gripe há menos de sete dias;
Se fez tatuagem ou piercing há menos de um ano;
Portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial severa;
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas);
Não oferecer risco de transmitir doenças pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro).
Fonte: Coordenaria de Comunicação de Quissamã