domingo, 20 de dezembro de 2015

DESCASO E PERIGO : PASSARELAS DE ACESSIBILIDADE ESTÃO ABANDONADAS EM SJB

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
Para quem não sabe, São João da Barra foi o primeiro município no estado do Rio de Janeiro a construir passarelas de acessibilidade.
Todo o conjunto faz parte do projeto Praia Acessível, que foi feito com o objetivo de iniciar um projeto de ampliação do turismo aos portadores de necessidades especiais. 

São João da Barra possui quatro passarelas de acessibilidade ( Três em Grussaí e uma em Chapéu do Sol) que permitia aos portadores de necessidades especiais chegarem à beira-mar. Além das passarelas a era colocado à disposição de quem precisar, cadeiras anfíbias e monitores. O conjunto de passarelas tinham ainda um quiosque, onde ficam as cadeiras, rampas de acesso e piso especial para deficientes visuais, facilitando ainda mais o acesso à praia.


As passarelas foram feitas e entregues no governo da ex- prefeita Carla Machado, que na época destacou a importância das passarelas e disse que o município é reconhecido por ter realizado um grande trabalho de acessibilidade. "Essa é a verdadeira essência. Inaugurar uma obra simples, mas de grandiosidade. É uma obra de grande importância porque permite o direito a todos".

Mas ao que parece o atual gestor do município o senhor José Amaro martins, Neco(PMDB), não está preocupado com os portadores de necessidades especias e muito menos com as pessoas que utilizam as passarelas para chegarem a praia, devido a sua grande extensão de faixa de areia.


Quem utiliza as passarelas, está preocupado com a precariedade delas, onde as tábuas soltas são uma constante, pregos a mostra e até mesmo a não presença de tábuas(fotos), apenas vãos.

Além das passarelas não terem conservação, os quiosques onde deveriam ficar as cadeiras anfíbias, também estão precárias, há caso de quiosque que " foi incendiado", e até o momento não foram reparadas.


Vamos aguardar um posicionamento da prefeitura de São João da Barra e do Ministério Público.








Fonte: Blog Pense Diferente