quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

11 CASOS SUSPEITOS DE ZIKA VÍRUS SÃO INVESTIGADOS EM CAMPOS


Subiu para 11 o número de casos suspeitos de zika vírus em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Três deles são em gestantes. As análises estão sendo feitas pela Fiocruz, na capital. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, não há motivo para alerta pois não há registros de microcefalia no município este ano.
saiba mais

As três grávidas, duas de Campos e uma de São Fidélis, receberam alta e estão em casa sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, e tratadas com analgésicos e hidratação.

O zika vírus, assim como a dengue e a chikungunya, também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e tem ligação com o surto de microcefalia, condição em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal.

Ainda não existe vacina capaz de prevenir a infecção pelo vírus zika. A orientação é que as mulheres adiem a gravidez.

MP recomenda distribução de repelentes
O Ministério Público Estadual divulgou nesta terça-feira (8) a recomendação para que a Prefeitura distribua repelentes gratuitos para gestantes que fazem pré natal na rede pública. O secretário de saúde, Geraldo Venâncio, afirmou que a Prefeitura ainda não foi notificada, mas que que a recomendação será acatada assim que chegar.

Reunião discute ações
Uma reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no Teatro Trianon, para discutir ações de prevenção do mosquito Aedes aegypti. O encontro contou com a participação de autoridades, representantes de órgãos públicos e da população. O evento faz parte das ações de combate ao mosquito, que segundo a Prefeitura, serão intensificadas a partir desta semana.

Durante a reunião foi divulgado que a cidade possivelmente terá epidemia da dengue em 2016 e surto de zika vírus em 2017.

Dengue
Campos é a cidade do interior com maior número de registro da doença, com 3,5 mil casos confirmados e duas mortes.

A população pode e deve denunciar terrenos e imóveis que estejam colocando em risco a saúde da população, à Ouvidotria do Ministério Público Estadual (MPE), pelo telefone 127, ou à Superintendência de Postura Municipal (2723-3781). Para solicitar o reforço no combate, os moradores devem ligar para o telefone do CCZ 0800.2828.822, a fim de registrar a solicitação oficialmente.






Fonte: G1