segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

LAGOA DE GRUSSAÍ IMPRÓPRIA PARA BANHO EM SJB

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
Todos os anos turistas e moradores das áreas litorâneas de toda a região costumam se esquecer de um detalhe importante na hora de escolher a melhor praia para se divertir durante a alta temporada — detalhe esse que pode trazer conseqüências para toda a programação das férias de verão: os índices de balneabilidade (IB) dos corpos de água, importante recurso para a verificação da qualidade dos ambientes aquáticos – sejam águas interiores ou oceânicas – aonde predominam intensa atividade humana. A atenção dos banhistas deve estar redobrada, pois nem todas as áreas de recreação são recomendadas.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou boletim informativo de balneabilidade da água que mostra que todas as praias do litoral Norte Fluminense estão próprias para banho. Em São João da Barra, apenas a Lagoa de Grussaí não possuí condições próprias para o banho. Em Campos, Farol de São Tomé também foi liberada para banho. O mesmo acontece em São Francisco de Itabapoana, onde todas as praias foram liberadas para banho.

Ainda de acordo com o instituto, o banhista deve evitar o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo à saídas de galerias pluviais ou canais de esgoto.


DIVULGAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRAIAS

A divulgação da qualidade das águas das praias para balneabilidade é feita por meio de Boletins semanais (para as praias monitoradas semanalmente), encaminhados para a imprensa.

A qualidade das praias também está disponível em nosso site.

Anualmente, os dados são elaborados, analisados e publicados na forma de Relatórios; estes encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca.


RECOMENDAÇÃO AOS BANHISTAS

De modo geral, não são graves as doenças associadas ao banho de mar, constituindo-se, fundamentalmente, em gastroenterites e infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta, sendo mais suscetíveis de adquiri-las as crianças, os idosos, e pessoas com baixa resistência imunulógica.

Ainda que o padrão de balneabilidade do Conama/2000 seja fundamentalmente estético, pode-se inferir que águas muito contaminadas, isto é, com altos níveis de coliformes fecais (termotolerantes), oferecem maior risco à saúde humana pela possibilidade da presença de organismos patógenos.
Evitar o banho de mar pelo menos até 24 horas após a ocorrência de chuvas;

Evitar o banho de mar nas praias que sofrem influência direta de rios, canais e córregos afluentes, principalmente após a ocorrência de chuvas;

Evitar o banho de mar sempre que observados sinais de poluição, tais como trechos com presença de línguas negras;

Evitar o banho de mar nas praias NÃO RECOMENDADAS.





Fonte: INEA | Blog Pense Diferente