quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PESQUISA PARA PREFEITURA DE QUISSAMÃ: FÁTIMA EM QUEDA E FURINGA COM REJEIÇÃO DE 31,5%

(Foto: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
O Instituto Iguape realizou uma pesquisa de intenções de voto para a Prefeitura de Quissamã, ouvindo 400 pessoas entre os dias 9 e 10 de dezembro. Os pré candidatos Fátima Pacheco (PT) e Armando Carneiro (PSB) aparecem em disputa acirrada, com empate técnico na primeira posição, tendo à frente Fátima na estimulada e Armando na espontânea.

O atual prefeito, Nilton Furinga (PSDB), patina nas intenções de voto e tem baixos índices de aprovação da população. Furinga foi eleito vice-prefeito na chapa vencedora de Otávio Carneiro nas eleições de 2012, assumindo a Prefeitura após a licença médica de Otávio, que acabou falecendo depois.

Veja abaixo os principais números da pesquisa:

Período: De 09 a 10 de dezembro

Rejeição: Nilton Furinga(PSDB) 31,5%, Fátima Pacheco(PT) 11,8%, Armando Carneiro(PSB) 9,8%

Margem de erro: 4,9%

RENOVAÇÃO
(Foto: Reprodução Facebook)
O PRTB, lançou a pré candidatura oficial do empresário Djamim Ferreira Souza a sucessão ao cargo de prefeito. A falta de renovação na política de Quissamã que era considerada, como um dos pontos críticos da vida pública do município.

Em entrevista ao Blog pense Diferente, Djamim falou que "é chegada a hora da Renovação política em Quissamã. A palavra renovação pressupõe o novo, deixando para trás tudo que é passado, com novas pessoas, novas idéias, novos grupos e uma nova forma de fazer política e administrar. " Finalizou a breve entrevista dizendo que é necessário a renovação na política local.

ssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos. Usando o exemplo acima: seria perguntado em quem a pessoa votaria, mas não seriam dadas alternativas. Assim, poderíamos ver se o público está interessado nas eleições.

No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.

As pesquisas estimuladas acabam limitando um pouco as ações dos entrevistados, mas por outro lado são mais simples de apurar e também têm um índice muito menor de respostas do tipo “não sei ou não quero responder”. Há uma questão na modalidade de pesquisa estimulada que devemos nos atentar: é em relação à ordem das questões apresentadas para os entrevistados. Saiba como a forma que as perguntas são apresentadas podem influenciar os entrevistados.

Estimulada: Fátima Pacheco(PT) 36,8%, Armando Carneiro(PSB) 35,0%, Nilton Furinga(PSDB) 5,0%

Espontânea: Armando Carneiro(PSB) 17,5%, Fátima Pacheco(PT) 14,3%, Nilton Furinga(PSDB) 2,3%

Comparada à pesquisa feita pelo Iguape em dezembro do ano passado, Fátima Pacheco apresenta queda, de 43,8% para 36,8% na estimulada, enquanto o ex-prefeito Armando Carneiro sobe de 22,3% para 35,0%.






Fonte: Blog Ponto de Vista | Instituto PHD | Blog Pense Diferente