sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

QUISSAMÃ É UM DOS FINALISTAS DO PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR


O prefeito de Quissamã, Nilton Pinto, é um dos finalistas da etapa estadual da IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que é a maior premiação de valorização do desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros, com base no apoio às micro e pequenas empresas, e também, aos pequenos negócios rurais e urbanos.

O município foi classificado na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto “Do Campo à Escola: Agricultura sustentável garante alimentação saudável e integra o desenvolvimento de Quissamã”. O projeto foi elaborado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Urbanismo, Trabalho e Renda, numa ação articulada entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com abordagem na gestão de agricultura familiar e merenda escolar e seus benefícios sociais, econômicos e sustentáveis.

Dentro dessa proposta que vem trazendo excelentes resultados ao município, a ideia é de oportunizar aos pequenos agricultores e empreendedores familiares rurais um plano de gestão da propriedade rural, abrindo campo para novas oportunidades de mercados. O intuito é melhorar os canais de comercialização para os produtores.

Um exemplo disso é o fornecimento de produtos para a Merenda Escolar que atende mais de quatro mil estudantes das escolas municipais, e a Feira da Roça que foi ampliada nesta gestão, e passou a ser realizada duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados no centro da cidade.

O projeto ainda objetiva a oferta de produtos mais saudáveis, sem agrotóxicos, e a promoção da inclusão social, produtiva e econômica do homem no campo, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável. Para isso os produtores também puderam contar com cursos de capacitação do Sebrae, para melhorar a gestão de suas propriedades e auxiliar no escoamento das mercadorias do campo às feiras livres e mercados regionais.

Para o prefeito Nilton Pinto, essa indicação é o reconhecimento do trabalho da administração municipal. “Esse prêmio nos dá muito orgulho porque demonstra que estamos no caminho certo em nossas ações e políticas públicas de incentivo à agricultura familiar”, declarou.

Nilton destacou ainda, que o município tem tradição agrícola e fomentar a atividade com ações que promovam renda e interiorizam o desenvolvimento, elevando as condições de vida do agricultor e sua família, são políticas prioritárias em sua gestão.

Seguindo o cronograma, na próxima etapa, o município receberá a visita técnica da equipe do prêmio que deve acontecer até 08 de janeiro de 2016. Em seguida, começa a fase de julgamento dos projetos por uma comissão externa que será finalizada até 31/01, e no mês de março, em data ainda a ser definida pela organização acontece a cerimônia de premiação estadual.






Fonte: Ascom