sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

TRÊS GESTANTES COM SUSPEITA DE ZIKA SÃO ATENDIDAS EM CAMPOS

(Foto: Reprodução | A.N.I)
O tão temido contágio por Zika vírus em gestantes pode ter começado a ocorrer na Região. Três mulheres grávidas, duas moradoras de Campos e uma de São Fidélis, foram atendidas no CRDI - Centro de Referência de Doenças Imunoinfecciosas, em Campos, com suspeita da doença. 

As pacientes foram liberadas, mas estão sendo monitoradas. Amostras de sangue foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz, para análise.

Outras seis pessoas com suspeita da Zika foram atendidas no CRDI, e o material coletado e enviado à Ficocruz.

O Secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, informou que o município registrou três casos de chikungunya, todos importados, dois da Bahia e um de Pernambuco.

CUIDADOS ESPECIAIS PARA GESTANTES
Apontada como causa do alarmante número de casos de microcefalia em Pernambuco, a Zika passou a ser a doença mais temida pelas grávidas no Brasil. O vírus pode ser transmitido para o bebê em qualquer fase da gestação.

Cobrir os pés e pernas e usar repelente adequado, são cuidados importantes para evitar a picada do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. 

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 33 centímetros. A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros.

Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado.





Fonte: Ururau