quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

FALTA DE PAGAMENTO: SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE HOME CARE EM SJB VAI PARAR NO MP

(Fotos: Ralph Braz |  Blog Pense Diferente)
Um grupo de familiares e responsáveis por pacientes que necessitam de assistência de Home Care em São João da Barra, vão ao Ministério Público em Campos para pedir socorro para a suspensão do atendimento do serviço.

De acordo com uma  familiar de uma das assistidas pelo programa,  informou ao Blog Pense Diferente, que a empresa que presta serviço de Home care no município informou que a prefeitura de São João da Barra, disse que iria suspender o atendimento por falta do repasse da prefeitura desde janeiro de 2015, que está devendo a empresa, o valor de R$ 4 milhões 300 mil. Ela ainda informou que seria suspenso o Leite, depois a fralda e outras coisas mais e finalmente seria suspenso o serviço, e de posse dessa informação através do Home care  ela se dirigiu a ouvidoria da Secretaria de saúde do município, que o tramite correto primeiro tentar resolver administrativamente , onde foi feito um protocolo do qual a secretária de saúde deu a resposta, que a prefeitura não estava devendo nada a empresa. 

Em contato com a empresa de Home Care ela informou a empresa o que a secretária de saúde havia lhe informado, aí o que aconteceu... a empresa disse que "eles" estavam mentindo, que não tem nada pago.


Depois desse jogo de empurra entre a prefeitura e a empresa a família e responsáveis pelos pacientes pediram uma auditoria na prefeitura e na empresa, para saber onde está a mentira.

ela ainda informou que a hora que eles(Prefeitura de SJB), escolheu para suspender o atendimento foi conveniente, oportuna, já que a Defensoria pública vai entrar em recesso, e não vão ter a quem recorrer. E antes que isso aconteça eles foram procurar os seus direitos imediatos.


A empresa de Home care informou que se a prefeitura de São João da Barra não pagara dívida com a eles, que os serviços aos pacientes serão suspensos.

Os representantes das pessoas assistidas lembraram que se o atendimento for suspenso, a cidade não possui hospital preparado com equipamento com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), já que existem pacientes de alta complexidade  que correm o risco de morte se o serviço for suspenso.

Quem vai será responsabilizado caso ocorra a morte de um desses pacientes indagou o grupo

O QUE É HOME CARE?

Home Care ou Assistência Domiciliar é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento.

O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, a interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidos no tratamento.

Entre seus benefícios está a diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.

Regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.





Fonte: Blog Pense Diferente