terça-feira, 15 de dezembro de 2015

PREFEITURA DE SJB E A DENGUE: UNIDOS PARA UMA GRANDE EPIDEMIA EM 2016

(Fotos: Ralph Braz | Blog Pense Diferente)
São João da Barra diagnosticou seu primeiro caso de Zika Vírus esta semana, onde uma mulher, moradora do município, deu entrada no Centro de Emergência. Nem mesmo depois de caso do Zica vírus ser confirmado e os "37" casos de Dengue registrado, parece que está preocupando o prefeito José Amaro Martins,  Neco (PMDB). Na tarde desta terça-feira(15), o Blog Pense Diferente e foi conferir como estava o chafariz da praça São João Batista,que fica localizado no centro de São João da Barra, e já que o mesmo foi matéria aqui por duas vezes, devido ao abandono do poder público.


Quando comecei a tirar fotos da situação atual do chafariz, tive a intuição de olhar para a parte superior dele, e para minha surpresa, fiquei temeroso pelo estado em que se encontra, e época de uma terrível epidemia de Dengue.


O chafariz está com lixo, copo, garrafa, roupa... e água parada, Confiram as fotos abaixo:





Falamos também do risco de epidemia que o município está correndo. Onde relatamos que funcionários do NCZ estão bastante pessimistas com vistas o ano que vem. Eles acreditam que, da forma que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando, uma grande epidemia atingirá São João da Barra em 2016, e a população está correndo sérios riscos desde já. O Núcleo ficou sem larvicida por seis longos meses e funcionários eram obrigados a mentir para a população, dizendo que estava tudo sob controle, entretanto, a população percebeu que os focos estavam aumentando e iniciou uma campanha nas redes sociais, levando a Secretaria de Saúde contratar urgentemente um carro fumacê. 

Os agentes têm enfrentado diversas dificuldades, como por exemplo a falta de EPI's como bota, boné e até filtro solar e uniformes. Indagada pelos funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde informa não haver dinheiro para arcar com os materiais solicitados. Recentemente, até máscara estava em falta, mas devido ao aumento no número de morcegos na cidade, e pedidos de moradores ao NCZ para resolução deste problema, um jeito foi dado para adquirir algumas unidades. 

Documentos de preenchimento de dados de trabalho têm sido xerocopiados para serem aproveitados, já que a prefeitura não adquire os documentos de preenchimento obrigatório. Pesa também o fato de funcionários do NCZ não poderem tirar férias, devido a ordem do Prefeito Neco, que alega estar sem dinheiro para dar férias aos funcionários. Algumas pessoas conseguiram tirar férias, mas, de acordo com funcionários, a luta foi intensa e uma represália não é descartada. "A que custo conseguiram tirar suas férias, não sei, mas os comentários nos corredores é que 'vai ter volta', ah se vai", disse uma pessoa ligada ao órgão.

"A situação é tão precária, que os funcionários não tem sequer um panfleto para entregar a população, sendo este material reaproveitado do governo passado (Carla Machado), tendo ainda que recortar a logomarca do governo passado para então distribuir o panfleto, pois não houve sequer a preocupação da atual administração em confeccionar simples panfleto que ajuda na educação da população, informando e auxiliando na prevenção", disse uma pessoa ligada ao órgão que optou por não se identificar à fim de evitar represálias.







Fonte: Blog Pense Diferente  | Portal OZK