sábado, 12 de dezembro de 2015

CAMPOS TEM 11 CASOS SUSPEITOS DE ZIKA E 3.432 CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

(Foto:Reprodução |  Ituiutaba News)
O Município de campos está monitorando 11 casos suspeitos de Zika Vírus. Duas das pessoas com suspeita da doença na cidade são gestantes, cujas amostras de material já foram enviadas para análise no Rio de Janeiro. Campos também já registrou três casos de chikungunya, todos importados, que é quando as pessoas vem infectadas de outra cidade.

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (11/12), o boletim com o número de casos desde o início do ano até agora. De janeiro até esta quinta, foram confirmados no município 3.532 casos de dengue.

Diante do grande número de casos de dengue e do surgimento do vírus Zika e da febre chikungunya, a Prefeitura traçou um plano de enfrentamento do Aedes aegypti, o mosquito transmissor das três doenças.

Segundo o secretário de Saúde Geraldo Venâncio, o objetivo da Prefeitura é transformar o combate e o enfrentamento em ações de governo envolvendo secretaria como de Governo, Obras, Limpeza Pública, Meio Ambiente e Educação.

Segundo o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) Luís José de Souza, os meses de pico de atuação do mosquito são abril, maio e junho, no entanto, estamos passando por surto desde novembro, o que pode confirmar a previsão nacional, feita pelo Ministério da Saúde, de uma epidemia em 2016.

Luís José alertou que o sorotipo da dengue em circulação é o 1, ao qual grande parte da população foi acometida e, portanto, está imune. Em contrapartida, a circulação do zika vírus e sua relação com a microcefalia, apontada somente pelos órgãos de saúde do Brasil.

“Tudo é muito recente, então é muito cedo para afirmar que somente nos três primeiros meses de gestação existe o risco da microcefalia. Temos comparado muito à rubéola em que há contágio do feto nos dois primeiros semestres”, explicou o médico que aconselhou o cuidado das gestantes durante toda a gravidez.






Fonte: Ururau