segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

SÃO JOÃO DA BARRA DIAGNOSTICA PRIMEIRO CASO DE ZIKA VÍRUS

(Balneário de Atafona | Foto: Portal OZK)
São João da Barra diagnosticou seu primeiro caso de Zika Vírus esta semana, onde uma mulher, moradora do município, deu entrada no Centro de Emergência e foi diagnosticada com o vírus. Ela recebeu tratamento e foi encaminhada para casa, para repouso, conforme determinação do Ministério da Saúde, já que ainda não há um antiviral específico para a doença. Ela não foi ao NCZ para prosseguir com o processo padrão do município, o que não gerou registro do caso, não entrando, portanto, nos dados oficiais do município.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal ozk, o Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra vem trabalhando em estado precário e seus agentes não estão preparados para receber casos de Zika Vírus e Chikungunya, podendo até certo ponto receber casos de Dengue, visto que o governo atual não ofereceu aos agentes capacitação necessária. 

Se uma pessoa contrair a Dengue, Zika Vírus e/ou Chikungunya, ela é diagnosticada em um posto de saúde (ou Centro de Emergência) e deve levar um documento - fornecido pelo Posto de Saúde - totalmente preenchido até o Núcleo de Controle de Zoonoses do município para que agentes possam ir até o endereço da pessoa diagnosticada e redondezas buscar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypt para enfim eliminá-los. Como é um processo burocrático, e somente o NCZ registra os casos, apenas 37 pessoas foram até o órgão e registraram ter contraído Dengue, mas o Centro de Emergência do município, bem como os Postos de Saúde das localidades, têm diagnosticado muito mais do que apenas 37 casos Dengue. Zika Vírus, portanto, apenas um caso foi diagnosticado até o momento. 

SITUAÇÃO PRECÁRIA
Os agentes têm enfrentado diversas dificuldades, como por exemplo a falta de EPI's como bota, boné e até filtro solar e uniformes. Indagada pelos funcionários, a Secretaria Municipal de Saúde informa não haver dinheiro para arcar com os materiais solicitados. Recentemente, até máscara estava em falta, mas devido ao aumento no número de morcegos na cidade, e pedidos de moradores ao NCZ para resolução deste problema, um jeito foi dado para adquirir algumas unidades. 

Documentos de preenchimento de dados de trabalho têm sido xerocopiados para serem aproveitados, já que a prefeitura não adquire os documentos de preenchimento obrigatório. Pesa também o fato de funcionários do NCZ não poderem tirar férias, devido a ordem do Prefeito Neco, que alega estar sem dinheiro para dar férias aos funcionários. Algumas pessoas conseguiram tirar férias, mas, de acordo com funcionários, a luta foi intensa e uma represália não é descartada. "A que custo conseguiram tirar suas férias, não sei, mas os comentários nos corredores é que 'vai ter volta', ah se vai", disse uma pessoa ligada ao órgão.

POSSÍVEL EPIDEMIA
Funcionários do NCZ estão bastante pessimistas com vistas o ano que vem. Eles acreditam que, da forma que a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando, uma grande epidemia atingirá São João da Barra em 2016, e a população está correndo sérios riscos desde já. O Núcleo ficou sem larvicida por seis longos meses e funcionários eram obrigados a mentir para a população, dizendo que estava tudo sob controle, entretanto, a população percebeu que os focos estavam aumentando e iniciou uma campanha nas redes sociais, levando a Secretaria de Saúde contratar urgentemente um carro fumacê. 

FUMACÊ
A reportagem apurou que o veículo Hillux foi contratado de última hora para atuar em São João da Barra. O veículo pertence a uma empresa do Estado de Minas Gerais e não recebeu da Prefeitura sanjoanense pelos serviços prestados e amplamente divulgado nas redes sociais pelos governistas que fizeram questão de publicar vídeo para maquiar uma ação contra os mosquitos que infestaram a cidade à época. Como não pagaram pelos serviços do carro fumacê, a Prefeitura não pode mais contratar os serviços, explicando, portanto, o motivo que não há carro fumacê atuando na cidade desde o mês de abril deste ano. 

"A situação é tão precária, que os funcionários não tem sequer um panfleto para entregar a população, sendo este material reaproveitado do governo passado (Carla Machado), tendo ainda que recortar a logomarca do governo passado para então distribuir o panfleto, pois não houve sequer a preocupação da atual administração em confeccionar simples panfleto que ajuda na educação da população, informando e auxiliando na prevenção", disse uma pessoa ligada ao órgão que optou por não se identificar à fim de evitar represálias.

O QUE DIZ A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Nada! A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra não se manifesta a respeito. 

ZIKA VÍRUS
O Ministério da Saúde informa que o vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução. O Aedes aegypti se prolifera nos locais onde se acumula água. Por isso, é importante não deixar recipientes expostos à chuva, além de tampar caixas d’agua e piscina. Recomenda-se também a instalação de telas de proteção em janelas e portas e o uso de repelentes.








Fonte: Portal OZK